18/11/2019
20:03:14
SinalTV - Canal MEO 500520
23-07-2014
Cultura

Feira do Granito atrai milhares a Vila Pouca de Aguiar

Feira do Granito atrai milhares a Vila Pouca de Aguiar
Vila Pouca de Aguiar prepara-se para receber milhares de visitantes a partir do dia 1 de agosto. A Feira do Granito realiza-se entre 1 e 3 de agosto, mas não será o único motivo de comemoração. As Festas da Vila e do Concelho, no dia 1, e a Grande Festa do Emigrante, nos dias 4 e 5, também prometem animar o concelho aguiarense. 
A Feira do Granito de Vila Pouca de Aguiar, que é já um ícone, pretende potenciar o setor que emprega um terço da população do concelho e facilitar oportunidades de negócio. O presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado, sublinhou que “o objetivo da feira é potencializar o granito que tem uma importância enorme na economia local”.

Um dos pontos altos do evento volta a ser o “Arrastão da Grande Pedra” que simboliza “a força e a determinação das gentes do interior”. A iniciativa poderá atrair perto de um milhar de participantes e são os próprios habitantes das freguesias do concelho que vão arrastar toneladas de uma rocha de grandes dimensões. No recinto da feira vão estar 155 expositores ligados ao setor do granito, artesanato e associativismo locais. Outro dos momentos altos será a assinatura de um protocolo de colaboração entre o município e a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Luxemburguesa.

Para além da autarquia aguiarense, a organização junta ainda a Associação dos Industriais do Granito (AIGRA), que apresentou esta semana um manifesto em defesa do setor do granito, que será entregue ao secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, que irá inaugurar a Feira do Granito.

Os empresários reivindicam gasóleo e eletricidade bonificados, o fim da imposição de garantias bancárias para quem abre ou expande atividade e a revisão da lei dos explosivos. Segundo o presidente da AIGRA, Domingos Ribeiro, o documento apresenta “necessidades que o sector do granito quer que sejam pensadas e revistas” para tornar o setor mais competitivo.

Fonte: Notícias de Vila Real

Outras notícias