19/11/2018 02:21:09
SinalTV - Canal MEO 500520
  • SinalTV no Facebook
  • SinalTV no Twitter
  • RSS Feed da SinalTV
SinalTV
10-09-2018
Cultura

Exposição Itinerante "Joshua Benoliel – Repórter Parlamentar (1906-1924)" patente até 30 de setembro em Chaves

Exposição Itinerante "Joshua Benoliel – Repórter Parlamentar (1906-1924)" patente até 30 de setembro em Chaves

A exposição itinerante "Joshua Benoliel – Repórter Parlamentar (1906-1924)" organizada pelo Museu da Assembleia da República, e que está patente ao público até 30 de setembro no Museu da Região Flaviense em Chaves, pretende apresentar o trabalho do autor, considerado, por muitos, o pai do fotojornalismo português.

O Museu da Região Flaviense recebeu na última sexta-feira a exposição itinerante "Joshua Benoliel – Repórter Parlamentar (1906-1924)", uma mostra pertencente à Divisão Museológica e para a Cidadania da Assembleia da República, que pretende mostrar o trabalho daquele que foi considerado por muitos “o pai” do fotojornalismo em Portugal.

Joshua Benoliel foi um pioneiro da Reportagem Fotográfica em Portugal. A sua produção representa um privilegiado testemunho histórico, pois acompanha a fase de transição entre a Monarquia e a República, retratando muitas das personalidades de um e do outro regime, mas sem nunca deixar de captar instantâneos da população, em que se destaca o cariz humanista que soube imprimir às cenas.

A apresentação da exposição, patente ao público até dia 30 de setembro, esteve a cargo do responsável técnico da Assembleia da República, Francisco Távora, que numa visita guiada fez uma breve explicação de todo o percurso expositivo.

O Presidente da Câmara, Nuno Vaz, salientou a mais-valia deste importante registo fotográfico, mas também a importância de toda a história aqui representada em imagem, que está por trás do fim da Monarquia e início da República. Factos históricos, segundo o autarca, que nos ajudaram a chegar ao que que somos hoje. 

Redação com Gabinete de Protocolo e Comunicação CM Chaves

Outras notícias