12/12/2019
15:10:43
SinalTV - Canal MEO 500520
19-03-2014
Sociedade

Eurocidade participa no fórum de cooperação em termalismo e águas minerais na Semana da Água 2014

Eurocidade participa no fórum de cooperação em termalismo e águas minerais na Semana da Água 2014
O secretariado técnico conjunto da Eurocidade Chaves-Verín participou, na passada segunda-feira, dia 17, num Fórum sobre a cooperação empresas/instituições/universidades em termalismo e águas minerais, inserido na Semana da Água 2014.
Durante o mesmo, foram apresentadas as diferentes iniciativas desenvolvidas na Eurocidade, como o projeto Eurorregião Termal e da Água. Sempre com o objetivo de potenciar o desenvolvimento territorial, económico e social, através da promoção conjunta dos recursos endógenos, sob a mesma marca: a Eurocidade da Água. Também se explicou o estudo de legislação termal que está a desenvolver a Eurocidade, destinado a apresentar uma proposta normativa comum para o termalismo na Eurorregião, que permita impulsionar o crescimento sustentável do setor termal na Galiza e no norte de Portugal, mediante a envolvência dos governos nacionais, bem como apresentar projetos inovadores e pioneiros, que respondam aos objetivos da União Europeia, mas que também contribuam para a reafirmação e consolidação dessa união a nível da cidadania.
A Semana da Água é um evento de carácter internacional, que decorre de 17 ao 22 de março, no Campus de Ourense - coincidindo com a celebração do Dia Mundial da Água a 22 de março -, e que será a primeira iniciativa do Campus da Água, reunindo docentes, investigadores, técnicos, empresários e políticos, preocupados pela inovação, o  termalismo, as águas minerais e os novos modelos de saúde no âmbito da água. 

A Eurocidade Chaves-Verín é um projeto de cooperação transfronteiriça aprovado no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP), com a participação financeira da União Europeia (cofinanciamento FEDER).

Fonte: Gabinete de Protocolo e Comunicação CMC

Outras notícias