02/12/2020
02:21:11
SinalTV - Canal MEO 500520
19-03-2014
Sociedade

Eurocidade Chaves-Verín fará parte de uma comissão de fomento do Caminho Interior Português de Santiago

Eurocidade Chaves-Verín fará parte de uma comissão de fomento do Caminho Interior Português de Santiago
Na última comissão de turismo do Eixo Atlântico, celebrada em Vila do Conde e na qual participou a Eurocidade Chaves-Verín, foi acordado criar-se um grupo de trabalho do Caminho Português, no qual também fará parte a Eurocidade.
A transversalidade dos caminhos portugueses a Santiago de Compostela requer um trabalho coordenado entre a Galiza e o Norte de Portugal e com os concelhos que atravessa, a maioria membros do Eixo Atlântico. Por este motivo, a criação deste grupo de trabalho trata-se da primeira aposta eurorregional pelo Caminho de Santiago Português liderada  pelo Eixo Atlântico. Além da Eurocidade Chaves-Verín, a referida comissão será constituída por outros 10 concelhos da Galiza e Norte de Portugal: Barcelos, Vila Real, Braga, Viana do Castelo, Bragança, Santiago de Compostela, Pontevedra, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia e Ourense, com o objetivo de que o Caminho Português, nas suas três principais vias (Caminho Central, Caminho pela Costa e Caminho Interior) esteja equiparado ao Caminho Francês para o próximo Ano Santo.

A Eurocidade Chaves-Verín é consciente de que o Caminho de Santiago se converteu num fenómeno social de grande magnitude, que transcende fronteiras e cultura, por isso aposta por este produto turístico e pretende colaborar ativamente com os restantes concelhos onde passa o caminho. Por este motivo, os municípios de Chaves e Verín apostarão na melhoria em sinalização, na recuperação de recursos patrimoniais e na promoção conjunta do Caminho Interior Português e do Caminho Sudeste - Via da Prata, já que em Verín se unem estas duas vias. Além disso, a melhoria do Caminho Interior Português e a sua união com o Caminho Sudeste - Via da Prata, constitui um cenário de oportunidades para o desenvolvimento dos municípios que percorre. 

A Eurocidade Chaves-Verín é um projeto de cooperação transfronteiriça aprovado no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP), com a participação financeira da União Europeia (co-financiamento FEDER).

Fonte: Gabinete de Protocolo e Comunicação CMC

Outras notícias