19/04/2024
06:27:55
SinalTV - Canal MEO 500520
28-01-2015
Politica

Eurocidade Chaves-Verín apresenta-se na FITUR como o primeiro destino turístico transfronteiriço da Península Ibérica

Eurocidade Chaves-Verín apresenta-se na FITUR como o primeiro destino turístico transfronteiriço da Península Ibérica
O diretor do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Eurocidade Chaves-Verín e Alcalde de Verín, Juan Manuel Jiménez Morán, juntamente com o vice-presidente da Câmara Municipal de Chaves, Carlos Castanheira Penas, apresentarão no próximo dia 29 de janeiro na FITUR o primeiro destino transfronteiriço da Península Ibérica: "Visite Chaves-Verín. Eurocidade da Água".
O ato de apresentação terá lugar pelas 17 horas, no stand da Galiza na FITUR (Feira Internacional de Turismo de Madrid. Recinto Feiral Juan Carlos I de Madrid).
O destino transfronteiriço Chaves-Verín posiciona-se como um destino biossaudável, com base na água mineromedicinal e termal, pelo que se aposta numa estratégia de promoção e comercialização conjunta pioneira na União Europeia. Por este motivo, esta apresentação na feira internacional constitui um magnífico marco promocional para mostrar a nova imagem desta área transfronteiriça entre Espanha e Portugal. 
Os municípios de Verín e Chaves iniciaram, já há alguns anos, uma política de colaboração e integração de competências em âmbitos tão diversos como a cultura, desporto, economia e também turismo. Neste último, o resultado é a aposta pela criação de um destino único que inclua todos os ativos dos dois municípios (cultura, natureza, termalismo e gastronomia). Chaves-Verín é um destino de fronteira definido pelas suas riquezas, etnográficas, culturais, gastronómicas e paisagistas, através das quais o turista pode viver uma experiência de 25 horas por dia (devido à mudança horária); mas sobretudo, é um destino de água, onde existe a maior concentração de mananciais de águas termais e mineromedicinais da Península Ibérica, recursos que constituem uma importante fonte de oportunidades para receber a classificação de Destino Turístico Termal e assim desenvolver uma área de excelência turística centrada na saúde e no bem-estar. 

“A Rede de Rotas”

Fitur 15, servirá de plataforma para apresentar a principal novidade, "A Rede de Rotas", que se está a criar e que inclui a Rota Termal e da Água, rotas BTT, Ecovia do Tâmega, Rota do Contrabando e O Caminho de Santiago (Caminho Sueste-Via da Prata e união com o Caminho Português de Interior).

Propostas nas quais, tanto a pé como de carro ou bicicleta, o visitante pode conhecer espaços mágicos nos quais se escondem fontes de água com propriedades curativas, que além de o transportar a relevantes paisagens naturais, lhe permite utilizá-la em tratamentos biossaudáveis. Estas águas foram utilizadas historicamente pela população local, assim como pelos forasteiros, dando lugar ao fenómeno aguista que teve um grande auge durante o século passado. Destes aquíferos nasce uma água de qualidade inigualável, que é reconhecida graças ao seu aproveitamento atual, tanto para o seu consumo engarrafada como para tratamentos de corpo. Enquanto que no município Verín, os mananciais mais emblemáticos são Cabreiroá, Sousas, Fontenova, Fonte do Sapo e Caldeliñas; no território luso são Campilho, Vidago e “Chaves: Termas & SPA”. Além disso, as mesmas também permitirão ao turista fazer caminhadas e andar de bicicleta de montanha por cenários naturais característicos do sul galego e norte luso, assim como reviver os sentimentos dos contrabandistas ao cruzar a denominada "raia" ou fronteira, ou seguir avançando na sua peregrinação em direção à capital galega seguindo os passos de Santiago Apóstolo.

Além do património termal, natural e cultural, nos últimos anos está a ganhar grande importância no destino Chaves-Verín a enogastronomia. A mesma traduz-se na especialização da restauração local em produtos autóctones e diferenciadores, o lançamento de uma nova geração de marcas comerciais de águas lideradas por Vidago e Cabreiroá, o auge dos vinhos da Denominação de Origem Monterrei e a crescente aceitação dos produtores de vinhos locais de Chaves, que graças à sua qualidade estão a conseguir reconhecimentos nacionais e internacionais. Verín e Chaves contam com a oferta hoteleira, outro dos grandes atrativos do destino, que inclui um hotel de cinco estrelas e estabelecimentos de quatro estrelas, além de uma ampla oferta em três estrelas e a existência de campos de golf. 

Projeto 'Chaves-Verín Smart Destination'

A toda esta oferta de novidades do destino Chaves-Verín, há que acrescentar o projeto 'Chaves-Verín Smart Destination', que pretende contribuir para evoluir da forma tradicional de gestão dos recursos turísticos deste território, através de uma plataforma que permita a profissionais e empresários do setor, editar informação e gerar eventos associados. O conceito "Smart Destination" define a gestão dos novos destinos turísticos do século XXI, baseando-se na planificação, aproveitamento dos recursos, incorporação da tecnologia na experiência do turista e a eficácia em dar resposta às necessidades e comportamentos dos turistas. Por este motivo, pretende-se a colaboração público-privada, o incremento de emprego de qualidade, a centralização da oferta turística, que inclua a interação com os usuários e com a informação em tempo real relacionada. Tudo com o objetivo de melhorar a capacidade de prestação de serviços de qualidade por parte das PME do território, a turistas e visitantes. O pilar do projeto baseia-se na qualidade da prestação de serviços por parte das empresas do setor turístico, impulsionando assim a sua atividade económica, e apoiando-se no uso adequado das Tecnologias da Informação e as Comunicação (TICs). 

A proximidade geográfica é uma das razões que levam inúmeros turistas a visitar a Eurocidade da Água Chaves-Verín. Com várias ligações por estrada a partir de Portugal, incluindo as autoestradas A-7 e A-24. Esta última cruza com a A-75 que atravessa o município de Verín, para desembocar com a A-52 ou autoestrada das Rias Baixas. Está a menos de 90 minutos dos principais aeroportos do noroeste peninsular como Sá Carneiro (Porto), Peinador (Vigo) ou Santiago de Compostela (Lavacolla) e a 10 minutos da estação ferroviária de a Gudiña que comunica com destinos como Madrid. Esta localização confere-lhe atualmente a Chaves e a Verín, uma posição privilegiada e estratégica no contexto económico do Noroeste peninsular, que com os atrativos existentes no território, o convertem num destino turístico atrativo e de excelência.

A Eurocidade Chaves-Verín é um projeto de cooperação transfronteiriça aprovado no âmbito do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP), com a participação financeira da União Europeia (cofinanciamento FEDER).

Fonte: Gabinete de Protocolo e Comunicação da CM de Chaves

Outras notícias