15/10/2019
16:49:48
SinalTV - Canal MEO 500520
02-07-2014
Sociedade

Eurocidade Chaves-Verín AECT celebra a decisão da Comissão Europeia em reduzir as tarifas de roaming até um 50% a partir de julho

Eurocidade Chaves-Verín AECT celebra a decisão da Comissão Europeia em reduzir as tarifas de roaming até um 50% a partir de julho
O Gabinete da vice-presidente da Comissão Europeia e responsável pela Agenda Digital Europeia, Nellie Kroes, confirmou ao Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Chaves-Verín -através do Eixo Atlântico- que, a partir de 01 de julho, entra em vigor a nova normativa europeia de roaming, que estabelece novos preços máximos e que inclui descontos até um 50% para todos aqueles que usem Internet nos seus dispositivos móveis em qualquer país da UE. 
Esta medida, que se enquadra na estratégia da Comissão Europeia para a eliminação definitiva do roaming a partir de finais de 2015, é um primeiro passo para eliminar uma tarifa que sempre foi um obstáculo importante no desenvolvimento económico e na mobilidade nos territórios de fronteira. Devido a este facto, a Comissão Europeia fixou o custo máximo por megabyte nos 20 cêntimos (sem IVA), face aos 45 cêntimos atuais.

Os novos preços máximos também representarão uma redução do 21% no preço das chamadas de telemóvel no estrangeiro, até 19 cêntimos por minuto, enquanto que receber chamadas custará 5 cêntimos por minuto, o que resulta numa redução de 28,5%. Além disso, enviar uma mensagem de texto será 25% mais barato, isto é, custará 6 cêntimos. 

Para o diretor do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Eurocidade Chaves-Verín (AECT-ECV) e alcalde de Verín, Juan Manuel Jimenez, esta medida "ajudará o desenvolvimento económico, a competitividade das empresas e a mobilidade, sobretudo nos territórios de fronteira em geral e no território Chaves-Verín em particular; já que segundo o último Eurobarómetro, 70% dos europeus limita o uso do telemóvel quando sai do seu país e até 94% desativa o seu serviço de dados no telemóvel devido aos altos encargos".

No passado dia 03 de abril, o Parlamento Europeu aprovou o pacote de medidas proposto pela Comissão Europeia, para acabar com o roaming em todos os países da União Europeia em dezembro de 2015. Para concretizar este objetivo só deverá faltar como último tramite a ratificação definitiva do Conselho da Europa formado pelos presidentes de Governo dos países da União Europeia. 
 
A Eurocidade Chaves-Verín é um projeto de cooperação transfronteiriça aprovado no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP), com a participação financeira da União Europeia (cofinanciamento FEDER).

Outras notícias