24/05/2020
22:21:24
SinalTV - Canal MEO 500520
10-03-2020
Sociedade

EUROCIDADE “Caminhos do Contrabando”

EUROCIDADE “Caminhos do Contrabando”

No âmbito do evento de Difusão Ibérica do projeto “ 2 Países, 1 Destino”, a Eurocidade levou os presentes até Vilarelho da Raia para a realização do “Caminho do Contrabando”.

Durante o segundo dia do evento, sábado, o “Caminho do Contrabando” esteve no centro da ação: protagonizada pelos habitantes locais e onde o turista se transformou em contrabandista.  Esta atividade foi considerada pelo público especializado como o verdadeiro e genuíno produto Turístico da Península Ibérica. O “Caminho do Contrabando” ocorre entre a localidade portuguesa de Vilarelho da Raia e Rabal, na vizinha Galiza, onde a raia deixa de significar fronteira levando-nos para uma “região promiscua” de forma a reviver o passado das realidades locais.

Este evento teve como principal objetivo, por parte das entidades organizadoras (Eurocidade Chaves-Verín e Conselho Empresarial do Centro de Portugal) revalorizar a fronteira luso-espanhola enquanto destino turístico de excelência.

A Raia convida a descobrir os seus encantos baseados na sua História, nas suas paisagens e nas suas gentes e os municípios da raia preservam uma história que inclui guerras e reorganizações de território. A essência de tudo isto pode ser observado a olho nu, na riqueza do património material e imaterial. O visitante que viaja a estes destinos descobre monumentos e tradições capazes de transferir aqueles que os contemplam para tempos remotos.

 

PSR

Outras notícias