11/12/2019
10:37:07
SinalTV - Canal MEO 500520
19-10-2015
Sociedade

Esclerose Múltipla em discussão no Cineteatro Bento Maritns

Esclerose Múltipla em discussão no Cineteatro Bento Maritns

No dia 24 de outubro, o Cineteatro Bento Martins, em Chaves, recebe a sessão “Esclerose Múltipla EM Conversa e Desafios”, organizada pela Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) em colaboração com o Grupo de Amigos com Esclerose Múltipla de Chaves.

Em Portugal estima-se que a Esclerose Múltipla afete cerca de 8.000 pessoas. Apesar do conhecimento já existente sobre a doença, este não chega a todos os doentes e familiares, o que levou à realização desta sessão em Chaves e à aposta na sua transmissão online em direto (link disponível no site spem.pt) para que todos possam assistir, independentemente da zona geográfica onde se encontrem.
Nesta sessão, profissionais de saúde, doentes e familiares, de forma informal e descontraída, são convidados a abordar diferentes dimensões da Esclerose Múltipla que contribuem para o controlo da doença.
Monitorizar e Controlar a Esclerose Múltipla, O papel da rotina numa equipa vencedora, Trabalhar em equipa numa gestão de sucesso, Vida em movimento com Esclerose Múltipla e Humor – sempre um bom remédio são os painéis, que vão contar, entre outros, com a intervenção do Doutor Filipe Palavra, médico especialista do Centro Hospital e Universitário de Coimbra.
Para aqueles que não se possam deslocar a Chaves ou não consigam o acesso via internet, a SPEM irá disponibilizar nas suas diversas delegações meios para que possam assistir.
O que é a Esclerose Múltipla (EM)?
A EM é uma doença crónica, inflamatória e degenerativa, que afecta o Sistema Nervoso Central (SNC). É uma doença que surge frequentemente entre os 20 e os 40 anos de idade, ou seja, entre os jovens adultos. Afeta com maior incidência as mulheres do que os homens.
Esta patologia é diagnosticada a partir de uma combinação de sintomas e da sua evolução, com recurso a exames clínicos/exames complementares de diagnóstico (Ressonância Magnética Nuclear, Estudo de Potenciais Evocados e Punção Lombar).
Estima-se que em todo o mundo existam cerca de 2.500.000 casos de EM (dados da Organização Mundial da Saúde) e em Portugal cerca de 8.000 (Gisela Kobelt, 2009).
A EM pode produzir sintomas idênticos aos de outras patologias do SNC, pelo que o diagnóstico pode demorar anos a acontecer.

Para mais informações contactar:
Filipa Costa | 964 244 518 | filipa.costa@loyaladvisory.com
Cláudia Carvalho | 915 197 115 | claudia.carvalho@loyaladvisory.com
SPEM | spem@spem.pt

Outras notícias