19/10/2019
15:11:25
SinalTV - Canal MEO 500520
01-02-2019
Sociedade

Equipa de Intervenção Permanente de Vidago já entrou em funcionamento

Equipa de Intervenção Permanente de Vidago já entrou em funcionamento

A Equipa de Intervenção Permanente dos Bombeiros Voluntários de Vidago foi apresentada esta sexta feira e já entrou em funcionamento. A EIP da vila de Vidago é constituída por cinco operacionais e chefiada pelo Comandante Bruno Henriques.

Constituída por cinco operacionais, a Equipa de Intervenção Permanente dos Bombeiros Voluntários de Vidago é chefiada pelo Comandante Bruno Henriques, e é ainda composta pelos bombeiros Ricardo Patuleia, Luís Barros, Marlene Santos e Ricardo Ferreira.

A EIP tem como objetivo dar uma resposta mais eficaz a situações de emergência no concelho de Chaves cujo investimento foi realizado no âmbito da Proteção Civil Municipal, para salvaguarda de pessoas e bens.

O financiamento desta equipa, cujo protocolo de constituição foi assinado em dezembro de 2018, será assegurado em partes iguais pela Câmara Municipal (50%) e pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (50%), sendo que o mesmo significa um investimento por parte da autarquia em mais 30 mil euros por ano.

A entrada em funcionamento da EIP visa garantir “prontidão na resposta às ocorrências que impliquem intervenções de socorro às populações e de defesa dos seus bens, designadamente em caso de incêndio, inundações, desabamentos, abalroamentos, naufrágios ou outras intervenções no âmbito da proteção civil”.

Nuno Vaz, Presidente da Câmara Municipal de Chaves referiu que "a constituição desta equipa é motivo de alegria, uma vez que estamos a dar mais um passo que contribui inegavelmente para a melhoria da segurança no nosso concelho”. “A EIP contribuirá para que a operacionalidade dos nossos bombeiros melhore substancialmente”. Por outro lado, Nuno Vaz referiu que “durante o atual mandato houve um esforço da autarquia no sentido de clarificar a relação com os bombeiros, reforçando as parcerias entre as três instituições. Apesar da situação de crise, procuramos melhorar esta relação e este é mais um passo que se vem juntar a outros que temos dado".

Francisco Oliveira, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vidago, referiu que "este é um dia histórico na vida da nossa Associação" e enalteceu “a boa colaboração com a Câmara Municipal”, salientando, em relação à EIP, que “a partir do momento em que surgiu esta oportunidade o senhor presidente não enjeitou esforços para que este anseio se concretizasse”.

Na cerimónia de apresentação da equipa, estiveram presentes o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Vidago, Bruno Henriques, o Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vidago, Francisco Oliveira, o Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Tiago Caldas, o Presidente da União de Freguesias de Vidago Rui Branco e o Presidente da Câmara Municipal de Chaves, Nuno Vaz.

Fonte: Bombeiros Voluntários de Vidago

Fotografia: Bombeiros Voluntários de Vidago

 

 

 

 

Outras notícias