22/09/2017 20:40:23
SinalTV - Canal MEO 500520
  • SinalTV no Facebook
  • SinalTV no Twitter
  • RSS Feed da SinalTV
SinalTV
09-06-2015
Desporto

Encontro de gerações marca encerramento do projeto Ga.M.E.S.Net

Encontro de gerações marca encerramento do projeto Ga.M.E.S.Net

O “Encontro de Jogos Tradicionais”, realizado na tarde do passado dia 7 de junho (domingo), marcou o encerramento do projeto Ga.M.E.S.Net. 

A atividade, organizada pelo Clube Cultural e Recreativo de Vilela do Tâmega, em parceria com o Município de Chaves, a Eurocidade Chaves-Verín e a Junta de freguesia de Vilela do Tâmega, revelou-se um convívio entre gerações.

A iniciativa decorreu junto às piscinas municipais e pretendeu reavivar os diversos jogos e desportos tradicionais que constituem parte da memória e identidade coletiva da região. Pais e avós puderam reavivar os jogos de infância e ensinar os mesmos aos mais novos. Estiveram presentes, o jogo do pião, do aro, a malha, corrida de sacos, pé atado, jogo do balão, do sapo e tração à corda.

 A tarde de domingo só ficou completa com a atuação musical do Grupo Alegres Tradições de Vilela do Tâmega e com a entrega de prémios aos vencedores do Concurso Local e Europeu de Investigação para jovens “[email protected]”. O grupo “Aquae Flavienses”, da Escola Secundária Dr. Júlio Martins, constituído por Marco Rodrigues, João Pedro Santos, Tiago Martins e Rui Rodrigues receberam das mãos do Presidente da Câmara, António Cabeleira, e do Vice-Presidente, Carlos Penas, o 1º prémio a nível internacional e local, ficando reservado o 2º lugar, a nível local, para o grupo “Os Tamancos”, do Teatro Experimental Flaviense. 

No final do evento, os participantes foram brindados com uma t-shirt do projeto, um pião e um ioió de madeira, de forma a incentivar a prática destes jogos tradicionais. Para além deste encontro final, o projeto deixa para trás um conjunto de iniciativas e demonstrações de jogos em várias escolas do concelho de Chaves e Verín. 

O projeto "Ga.M.E.S.Net" tem como objetivo, promover e preservar os desportos e jogos tradicionais na Europa e os valores comuns aos vários países. Coordenado pela Federação Italiana de jogos e desportos tradicionais, este projeto é composto por 14 parceiros de oito países diferentes - Bulgária, Espanha, França, Itália, Malta, Portugal e República Checa - contando com cofinanciamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Fonte: Gabinete de Protocolo e Comunicação da CM de Chaves
 

Outras notícias