17/09/2019
17:03:12
SinalTV - Canal MEO 500520
21-01-2015
Sociedade

Em três semanas morreram 1900 pessoas acima do previsto

Em três semanas morreram 1900 pessoas acima do previsto
O excesso de óbitos observado em relação à mortalidade esperada por todas as causas já contabiliza 1900 mortes. O fenómeno coincide com o aumento do frio e com o início da gripe sazonal. E o pico da gripe ainda estará para chegar, a partir da próxima semana.

"Há uma conjugação de fatores. Temos o frio, que chegou precocemente, e temos uma população cada vez mais idosa, e em pior estado, a chegar aos serviços de Urgência", explica Graça Freitas, subdiretora da Direção-Geral da Saúde (DGS). Embora a gripe não seja responsável por todo o excesso de mortalidade observado, poderá ser responsável por uma grande parte. A DGS revela ainda que a atividade gripal tem sido menor no Algarve e nas Regiões Autónomas, onde está menos frio e, por outro lado, é precisamente nesses territórios que se assiste a uma diminuição da mortalidade.
A circular estão três estirpes do vírus (B, H1N1 e o AH3N2), mas "o predominante é o B", precisamente aquele que "é abrangido pela vacina contra a gripe desta estação", avança Francisco George. O diretor-geral garante que, em qualquer caso, "a vacina é sempre útil para evitar as complicações da gripe". Esta só abrandará dentro de cinco semanas, sendo que ainda estará para chegar o seu pico.

Fonte: JN

Outras notícias