22/09/2019
16:54:01
SinalTV - Canal MEO 500520
28-05-2019
Economia

EDP aplica 4 milhões na requalificação da barragem de Paradela em Montalegre

EDP aplica 4 milhões na requalificação da barragem de Paradela em Montalegre

A barragem de Paradela no concelho de Montalegre  vai receber obras de requalificação num valor que ultrapassa os quatro milhões de euros. A EDP promete que o investimento na albufeira fique concluído antes do fim do ano.

A barragem de Paradela é uma das mais emblemáticas albufeiras do concelho de Montalegre e vai sofrer obras de requalificação ao longo dos próximos meses. Tudo porque tem evidenciado infiltrações crescentes com o tempo através do corpo da barragem e que afloram no leito do rio a jusante, em local onde é possível efetuar a respetiva medição do volume total dos caudais drenados e infiltrados.

Neste sentido, a EDP decidiu proceder a um conjunto de obras que ultrapassam os quatro milhões de euros que visam impermeabilizar o paramento de montante.

 “Vamos fazer a reparação de fugas de água no corpo da barragem e que são já de dimensões razoáveis. Poderão pôr em causa a exploração da barragem, mas, também, está em causa a segurança em caso de rotura dos orifícios. Essa intervenção consiste na colocação de uma membrana que evite que os caudais que estão a passar para jusante sejam tão elevados. Para isso, vamos ter que esvaziar a albufeira e isso tem alguns impactos que nós vamos ter em conta. Tem que ser nesta época devido ao facto de existir menos água. Vamos descer a albufeira para a cota prevista procurando minimizar todos os efeitos que isso possa trazer, explica Armando Camelo do Departamento de barragens da EDP.

A operação foi explicada numa sessão pública ocorrida na sede da junta de freguesia e irá envolver mais de uma centena de trabalhadores.

 “Vai ser mais um grande investimento no concelho durante os próximos meses. São quatro milhões de euros para a segurança das pessoas. Temos alguma expetativa que possam trazer retorno económico a esta população que perde o seu espelho de água, a sua expetativa turística porque ficam com um vazio durante esta época estival. O município tudo fará para que esta intervenção possa reverter beneficiosa para a população com emprego e dinamização para a economia”, explica David Teixeira, Vice-presidente da Câmara de Montalegre.

 “A obra foi muito bem explicada e penso que vai correr tudo bem. O principal problema será a proteção das espécies de peixe existentes. Confiamos no que foi dito para que se proteja. É uma zona de pesca das mais procuradas. No entanto, percebemos que as obras têm que ser feitas e que farão o possível para que haja os menores danos possíveis” refere Joaquim Moura, Presidente da União de Freguesias de Paradela, Contim e Fiães.

A barragem de Paradela já foi alvo de várias reparações e será requalificada pela empresa EDP.

Redação com Gabinete de Imprensa CM Montalegre

Outras notícias