11/11/2019
21:48:35
SinalTV - Canal MEO 500520
25-02-2015
Cultura

Ecomuseu festeja 75 anos do padre Fontes

Ecomuseu festeja 75 anos do padre Fontes

Patrono do Ecomuseu de Barroso, o padre Fontes recebeu uma singela homenagem que invocou os 75 anos do pároco. Amigos quiseram estar junto do grande embaixador do concelho. Pelo meio, um momento terno, interpretado pelos atores galegos Bruxo Queiman e Andrea Pousa.

A idade brilhante (75) do padre Fontes foi celebrada no espaço onde é patrono. Um brinde feito em "casa" junto de vários amigos que quiseram associar-se a uma das mais altas figuras do concelho de Montalegre. Radiante, o homenageado não poupou palavras para descrever um momento que teve a participação dos atores Bruxo Queiman e Andrea Pousa, nomes associados à última "Sexta 13" de Montalegre: «fizeram-me subir ao cimo do Castelo, senti-me no paraíso embalado por uma voz bonita. Senti a presença dos amigos que me fizeram rejuvenescer, rodeado de juventude». Visivelmente emocionado disse ainda: «não pedi nenhum desejo, só agradeci, quem pede está sempre esvaziando-se e quem agradece está sempre enriquecendo-se».
 
SONHO ASSUMIDO PARA 2015
 
O vice-presidente da Câmara Municipal de Montalegre, antes responsável máximo pelo Ecomuseu de Barroso, referiu que estamos perante «uma atividade habitual no Ecomuseu». Sendo o padre Fontes «o patrono deste espaço e deste projeto tem sempre este carinho da autarquia e do Ecomuseu». Segundo David Teixeira «fazer 75 anos é uma data que merece ser assinalada, especialmente por ser quem é e ter dado as bases deste projeto, todo o trabalho de recolha etnográfica e de valorização desta identidade cultural». No fecho, o autarca confessou: «esperamos que esta seja a primeira de muitas atividades no Ecomuseu. Temos o sonho de abrir aqui uma sala com o espólio e a representação do padre Fontes, o que consideramos ser uma obrigação para o ano de 2015».
 
TEM A PALAVRA
 
Fátima Fernandes
(Vereadora da educação da Câmara Municipal de Montalegre)

«Para mim é um privilégio poder estar com esta figura incontornável do Barroso. Aquilo que desejamos é que esteja cá pelo menos mais 25 anos. É um homem apaixonado pela sua terra e transmite isso por todos os locais onde passa. Foi ele que nos deu a conhecer ao mundo, devemos-lhe isso. É uma figura carismática, controversa. É daquelas figuras que não é do agrado de todos mas todos temos que ter este reconhecimento. Foi o padre Fontes que pôs Montalegre no mapa, com sacrifício pessoal, pondo em causa a sua postura, os seus valores e os seus princípios em nome de um ainda maior. Bem haja ao padre fontes, faz parte e vai ficar na nossa história tal como o Castelo e tantas outras figuras grandes que, felizmente, a nossa terra tem. O padre Fontes é um monumento imaterial que perdurará para todo o sempre e ainda tem muito percurso, muito para nos dar e muito para fazer pelo nosso concelho».
 
Nuno Rodrigues
(Responsável pelo Ecomuseu de Barroso)

«É nossa obrigação celebrar o seu aniversário, sendo ele o patrono do Ecomuseu. Estes últimos anos temos festejado sempre o aniversário com o Padre Fontes. É um grande embaixador de Montalegre e que o seja por muitos anos. É um grande dinamizador e impulsionador de todas as atividades relacionadas com a cultura e com as tradições de Montalegre. Merece o nosso respeito e a nossa homenagem».

 

Fonte: Câmara Municipal de Montalegre

Outras notícias