21/09/2020
13:24:45
SinalTV - Canal MEO 500520
18-07-2014
Desporto

Dois jovens ciclistas flavienses na Volta a Portugal de Cadetes

Dois jovens ciclistas flavienses na Volta a Portugal de Cadetes
Sábado, etapa em Montalegre, com subida à serra do Larouco
Artur Chaves (14 anos) e Ivo Oliveira (15 anos), ambos naturais de Chaves, vão estar presentes, este fim de semana, na Volta a Portugal de Cadetes, evento que passa este sábado por Montalegre. Dois exemplos onde o querer vence qualquer obstáculo associado ao isolamento.
Artur Chaves Ivo Oliveira são dois ciclistas flavienses que representam a equipa de formação de ciclistas de Penafiel nos diversos campeonatos regionais e nacionais, na categoria de Cadetes. Por se tratar de uma equipa que está sediada a 150km, «o trabalho de gerir os treinos e as competições junto com os estudos por vezes é complicado, mas, felizmente, o empenho e o sacrifício justifica as boas prestações desportivas e escolares de ambos», refere um dos familiares do ciclista Artur Chaves.
Durante grande parte do ano «os treinos são realizados a solo ou na companhia de um com o outro, quando os horários o permitem, e posteriormente analisados pelos professores e treinadores que acompanham a equipa». Quando chega o Verão e a época mais intensa de provas, «viajam frequentemente até Penafiel para treinar e conviver com os restantes colegas de equipa».
 
RESULTADOS PROMETEDORES
 
Enquanto juvenil (2012-2013), o jovem flaviense Artur Chaves participou em provas da taça regional da associação de ciclismo do Minho e Porto, subindo, por duas vezes, ao pódio em terceiro lugar. No encontro nacional de escolas (Campeonato Nacional Juvenil), foi quinto classificado. Por sua vez, Ivo Oliveira, competindo um ano antes de Artur Chaves (2011-2012), tem no encontro nacional de escolas (Campeonato Nacional Juvenil) uma subida ao pódio como terceiro classificado.
Com a temporada a meio e já competindo em Cadetes, Artur Chaves logrou ser Vice-Campeão Regional da Associação de Ciclismo do Porto e 14º no Campeonato Nacional de Estrada, no qual foi segundo entre os estreantes desta categoria. No tocante a Ivo Oliveira, competindo pelo segundo ano na categoria de Cadetes, foi terceiro classificado no Campeonato Regional da Associação de Ciclismo do Porto, sexto classificado no Campeonato Nacional de Estrada e sétimo classificado no Campeonato Nacional de contrarrelógio.
Em nota de rodapé, refira-se que para além destes ainda participam na Taça Regional do Porto, na Taça Regional do Minho e na Taça de Portugal de Cadetes, com resultados interessantes e algumas presenças no pódio.
 
Nome: Artur Chaves
Idade: 14 anos (25/08/1999)
Naturalidade: Chaves
Escalão: Cadete 1º ano
Equipa: Silva & Vinha A.D.R.A.P.  Sentir Penafiel
 
Nome: Ivo Oliveira
Idade: 15 anos (09/08/1998)
Naturalidade: Chaves
Escalão: Cadete 2º ano
Equipa: Silva & Vinha A.D.R.A.P.  Sentir Penafiel

Fonte: Câmara Municipal de Montalegre

Outras notícias