28/05/2020
14:21:59
SinalTV - Canal MEO 500520
03-04-2020
Sociedade

DISTRITO: Comissão de Proteção Civil reconhece falta de recursos no interior

DISTRITO: Comissão de Proteção Civil reconhece falta de recursos no interior

Presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil diz existir falta de testes de despistagem de COVID-19, falta de equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde e bombeiros e escassez de material nas IPSS e Misericórdias.

O Plano de Emergência Distrital foi ativado no passado dia 23 de março, devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Desde então, a Comissão Distrital de Proteção Civil (CDPC) de Vila Real tem estado atenta às necessidades das populações e reuniu-se na última quarta-feira, dia 1 de abril, para realizar o ponto de situação do plano ativado.

Fernando Queiroga, Presidente da CDPC de Vila Real referiu que “é fundamental que todos os organismos atuem de forma coordenada, para que, atempadamente, possamos saber como e onde agir”.

O Presidente e autarca de Boticas disse ainda que “a falta de testes de despistagem de COVID-19, a falta de equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde e bombeiros e, também, a escassez de material nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e Misericórdias continuam a ser as grandes preocupações das entidades”. “É urgente colmatar a falta de recursos nos territórios do interior do país, pois sem meios não conseguimos proteger as nossas populações, na sua maioria envelhecida”, refere.

A Comissão Distrital, constituída, entre outras, por entidades de Proteção Civil, forças de segurança e representantes da área da Saúde, contou, excecionalmente, nesta reunião com presença de um representante da União de Misericórdias Portuguesas (UMP), Manuel Mesquita, e também da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), Manuel Borges, instituições ligadas à solidariedade e apoio social.

Fotografia: CM Boticas

Sara Esteves

Outras notícias