06/04/2020
23:23:49
SinalTV - Canal MEO 500520
11-03-2015
Sociedade

Destino Chaves-Verín presente no Salão Internacional de Turismo Gastronómico “Xantar”

Destino Chaves-Verín presente no Salão Internacional de Turismo Gastronómico “Xantar”

Chaves/Verín, 11 de março de 2015. O destino Chaves-Verín participou, de 4 a 8 de março, no 16º Salão Internacional de Turismo Gastronómico “Xantar”, com vista a ampliar a sua projeção entre o público profissional e visitantes em geral.

Conhecedores de que o “Xantar” é um espaço de carácter singular vinculado a uma das principais motivações dos turistas ao visitar a Galiza, a Eurocidade Chaves-Verín expos nesta feira os principais recursos enogastronómicos, apostando na especialização da restauração local em produtos autóctones e diferenciadores. Com um moderno stand de 36m2, a Eurocidade promoveu o destino e os seus produtos entre potenciais operadores turísticos e público em geral, através de ações de marketing direto, num espaço institucional inovador no qual predomina a imagem da água. O mesmo contou com informação turística do destino, dos estabelecimentos de hotelaria e restauração de ambos os municípios, colaboradores neste evento, bem como informação e divulgação dos eventos anuais de carácter gastronómico que se realizam em Chaves e Verín.

A participação neste evento insere-se na estratégia de promoção do destino da AECT Eurocidade Chaves-Verín, para promover e reforçar a imagem deste território com promoção turística em mercados de proximidade, um esforço que procura contribuir para atrair visitantes de mercados próximos, tanto nacionais como internacionais, que se encontram a menos de quatro horas de distância.

Por outro lado, conscientes de que a enogastronomía supõe no destino um importante atrativo turístico, Chaves e Verín continuam a apostar na promoção dos produtos de qualidade, com vista a divulgar-se ativamente perante milhares de visitantes com uma oferta complementar de qualidade num destino termal de excelência.

Por este motivo, ambos os municípios estão empenhados e a trabalhar conjuntamente nas questões relacionadas com:

- Melhoria da comercialização do enoturismo e potenciação das denominações de origem vitivinícolas.

- Potenciação da oferta turística, através da colaboração dos serviços municipais e oferta lúdica comum do destino, através da Plataforma “Smart destination” que está a ser desenvolvida com a EOI (Escola de Organização Industrial do Ministério de Industria, Energia e Turismo) de Espanha.

- Instauração da cultura da água, sobretudo em restauração, para incrementar a presença desta, na oferta gastronómica dos estabelecimentos.

- Otimizar a participação em eventos gastronómicos de ambos os municípios, como é o caso de “Sabores de Chaves” ou a Feira do Lázaro e Certame Gastronómico 'Vila de Verín'.

A Eurocidade Chaves-Verín é um projeto de cooperação transfronteiriça aprovado no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP), com a apoio financeiro da União Europeia (cofinanciamento FEDER).

Outras notícias