03/07/2020
14:18:57
SinalTV - Canal MEO 500520
24-03-2020
Desporto

DESPORTO: Atleta botiquense ansiosa para voltar a “pegar na mota”

DESPORTO: Atleta botiquense ansiosa para voltar a “pegar na mota”

Sofia Porfírio, nome conhecido do mundo do desporto motorizado, já recuperou de um problema de saúde e está apta para voltar às competições, mas face ao surto epidémico COVID-19, a atleta, tal como muitos cidadãos, está a adotar medidas preventivas e a aguardar por “melhores dias”.

Os últimos quatro meses não foram fáceis para Sofia Porfírio. A atleta de enduro e trial explicou na sua página oficial de Facebook que chegou a colocar a sua mota à venda em novembro de 2019, “o que significava que não podia andar mais na mota”. Nos meses seguintes a piloto, que também é estudante do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), decidiu focar-se nos exames e trabalhos da faculdade para terminar o semestre tal como tinha previsto.

“Com estes dois meses loucos acabados, cheguei ao final com o sentimento de dever feito, de que tudo o que tinha planeado tinha sido concretizado. Semestre feito! Primeiro semestre de mestrado FEITO!” refere a atleta na sua página.

Após três meses sem andar de mota Sofia Porfírio estava preparada para voltar, mas em fevereiro um problema de saúde afastou-a das provas. No “dia 3 de fevereiro fui diagnosticada com uma colecistite aguda, vesícula inflamada, o que quer dizer que teria de ser operada de urgência para a retirar. Ou seja, mais um mês e meio parada. Não podia fazer nem esforços físicos nem andar de mota até ter alta médica”, explica.

Já recuperada e sem restrições para competir a atleta, com ligações à aldeia de Atilhó em Boticas, está preparada para regressar ao ativo, mas face ao surto epidémico COVID-19 tem de estar em isolamento, uma das medidas impostas aos portugueses pela Direção Geral de Saúde.

 “Já tinha alta para poder andar e competir sem restrições, mas não será possível. Estamos em estado de emergência e ninguém tem certezas de quando é que isto irá voltar ao normal”. Consciente da situação atual de pandemia, a atleta já só pensa na hora de “pegar na mota” e apela aos cidadãos que se protejam.

“Com isto tudo, só penso em pegar na mota, fazer aquilo que mais gosto e estar com as pessoas que mais quero. Previnam-se, não saiam de casa. Quanto mais depressa isso passar mais depressa vamos todos andar de mota!”, diz Sofia Porfírio.

Em 2020 a atleta vai ser embaixadora em Portugal da Enduro Training onde perspetiva “fazer muitas coisas com o Trial e com outras modalidades em Portugal”.

De recordar que a piloto tem representado Portugal no Trial das Nações e no International Six Days Enduro e já conquistou o 3º lugar no Campeonato nacional de enduro, na classe feminina, além de muitos outros prémios já alcançados pela amante das duas rodas.

 

Fotografia: Página Oficial Facebook Sofia Porfírio

Sara Esteves

Outras notícias