08/04/2020
22:19:35
SinalTV - Canal MEO 500520
26-12-2014
Politica

Debates quinzenais podem ter os dias contados

Debates quinzenais podem ter os dias contados
Se PSD e PS não têm concordado em diferentes aspetos, parece haver pelo menos um ponto em que estão de acordo: os debates que, quinzenalmente, implicam a presença do primeiro-ministro no Parlamento, poderão ter os dias contados.
O modelo de debates quinzenais que contam com a presença do primeiro-ministro no Parlamento poderá terminar depois das próximas eleições. Os dois partidos mais representados na Assembleia da República – PS e PSD – parecem estar de acordo neste aspeto, noticia o semanário Sol.
Luís Montenegro, do PSD, diz mesmo que o “modelo está esgotado”, sugerindo que o modelo espanhol, que implica perguntas semanais “ao Governo, mas aos ministros”, poderá ser mais eficaz, evitando que o debate fique tão estanque.

Do PS, conta o mesmo semanário, surge Vieira da Silva, vice-presidente da bancada ‘rosa’, sugerindo que haveria “mais interesse se os debates com o Governo fossem centrados em políticas concretas”. Recorde-se que este modelo de debates quinzenais funcionava já no período em que José Sócrates era primeiro-ministro.

Curiosamente, em 2013 era já o próprio candidato socialista António Costa que sugeria que se tratava de uma das “ideias mais estúpidas de que há memória”. Qualquer novidade sobre o novo modelo a aplicar, no entanto, só deverá surgir já depois das eleições legislativas.

Fonte: Notícias ao Minuto

Outras notícias