06/04/2020
11:37:29
SinalTV - Canal MEO 500520
08-05-2014
Cultura

Dar nova vida à "Mensagem" de Pessoa

Dar nova vida à Mensagem de Pessoa
"O Homem quer, a obra sonha e a poesia nasce" dá nome à quarta sessão de "8 Olhares sobre Mensagem", uma iniciativa da Casa Fernando Pessoa para assinalar os 80 anos desta obra.  A entrada é grátis.

Nove atores vão percorrer os vários espaços da casa Fernando Pessoa, mostrando ao público obras de arte e contando 'estórias'. Esta é a proposta do espetáculo "O Homem quer, a obra sonha e a poesia nasce", da autoria da cenógrafa Sara Franqueira, que se realiza esta quinta-feira, às 18h30. É a quarta sessão da iniciativa "8 Olhares sobre Mensagem", que assinala o 80.º aniversário desta obra do poeta português.

"Como cenógrafa e arquiteta de formação, sou muito influenciada por espaços e objetos. Mas desta vez achei interessante que o discurso mostrasse o espaço num tempo. Toda a dramaturgia será utilizada a partir daí", explica ao Expresso Sara Franqueira, autora do espetáculo.

Partindo da ideia de que cada "cada obra de arte é um silêncio", os atores vão convidar o público a contemplar os objetos presentes nas salas, numa coordenação entre a instalação, escultura, pintura e as novas tecnologias, e a falar depois sobre eles. Mas é o conceito de 'desconstrução' que está na génese de todo o espetáculo.

"A minha abordagem à 'Mensagem' tem a ver com a desconstrução, que é um conceito filosófico, que se baseia em pegar no desconhecido e dar outra visão. Há uma adaptação da obra a duas mãos, por mim e por cada ator, com muita ironia e humor, para dar outro significado e levantar questões", refere.

Desconstruir a obra em espetáculo(s)

Foi também a ideia de desconstrução que inspirou a autora a dar o nome do espetáculo. "Decidi alterar a frase de Pessoa, pois na minha visão o Homem vem em primeiro lugar, porque cria e desconstrói e Deus é substituído pela poesia, porque é a arte e a qualidade humana que mais faz mexer o mundo. Tem um grande poder transformador", acrescenta.

Como as atuações se dividem pelas várias divisões da casa, ninguém assistirá ao espectáculo na totalidade, cada espectador terá uma visão parcial e única.

Todos os espetáculos de "8 Olhares sobre Mensagem" contam com a participação da Equipa Tenda - Palhaços do Mundo, uma iniciativa da Casa Fernando Pessoa, que terminará a 30 de novembro, data de aniversário da obra "A Mensagem" e da Casa Fernando Pessoa, com uma recriação dos espetáculos anteriores na visão de Hélder Gâmboa.

"A Grande Final será, no fundo, uma síntese das sete visões anteriores, através de uma nova visão, que pretende ser o grande culminar de todos os espetáculos", afirma ao Expresso Ricardo Groce, da Casa Fernando Pessoa.  

Documentário fecha comemorações

Para assinalar o fim das comemorações dos 80 anos da "Mensagem" será também exibido um documentário sobre os espetáculos: "8 criadores/8 olhares sobre a Mensagem (o nono olhar)", que terá a realização de Miguel Marques e Ricardo Figueiredo e que será uma viagem por toda a obra.

"A ideia é aproveitar os oito olhares e fazer um registo vídeo. Estamos a filmar além dos espetáculos, ensaios, depoimentos e outros momentos com atores e autores. O objetivo é levar o documentário para o circuito de Festivais Nacionais e Internacionais", diz ao Expresso Miguel Manaças, da produtora "A Tenda."

A próxima sessão realiza-se a 10 de julho, uma performance da autoria de Miguel Manaças. Segue-se um espetáculo de design de som e música, a 11 de setembro, por Luís Lucena, e a 9 de outubro uma peça de teatro escrita por Ana Nave. A entrada é livre.

Fonte: Expresso

Outras notícias