10/12/2018 12:33:55
SinalTV - Canal MEO 500520
  • SinalTV no Facebook
  • SinalTV no Twitter
  • RSS Feed da SinalTV
SinalTV
03-12-2018
Sociedade

CPCJ de Chaves comemora 29 anos da Convenção dos Direitos das Crianças

CPCJ de Chaves comemora 29 anos da Convenção dos Direitos das Crianças

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Chaves comemorou nos dias 20 e 30 de novembro o 29.º Aniversário da Convenção dos Diretos da Criança, e no dia 18 do mesmo mês, o Dia Europeu da Proteção de Crianças contra a Exploração e o Abuso Sexual.

A CPCJ de Chaves em parceria com o Município e o Grupo Desportivo de Chaves celebrou o Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração e o Abuso Sexual com o tema “Abuso Sexual de Crianças no Desporto".

Para assinalar o momento foram largados balões azuis biodegradáveis, no Complexo Desportivo Francisco Carvalho, para alertar a sociedade civil e consciencializar os cidadãos em geral para a promoção dos direitos e proteção das crianças no desporto.

 “A exploração e o abuso sexual de crianças são ainda uma realidade trágica para as nossas sociedades, constituem uma violação séria dos direitos das crianças e têm um efeito duradouro e de consequências prejudiciais para a vida inteira”.

No mesmo mês, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da cidade flaviense comemorou o 29º aniversário da Convenção Europeia dos direitos das crianças, com a abertura de uma exposição na Biblioteca Municipal de Chaves, com trabalhos feitos por crianças de várias escolas do concelho. Os trabalhos eram alusivos ao direito de brincar e contou com a intervenção brilhante de duas palestrantes, cujo tema se centrou no brincar, a Drª Inês Torrado, pediatra e a Drª. Catarina Mota, psicóloga.

O momento musical de abertura da exposição e de comemoração do 29º aniversário da convenção foi protagonizado por um grupo de crianças, vestidos de pijama, que frequentam o externato PINGUIM de Chaves.

“Em Portugal realizam-se atividades solidárias nesta dia, relacionadas com os direitos das crianças,  como é o exemplo do Dia Nacional do Pijama, onde as crianças vão de pijama para a escola, relembrando o direito de todas as crianças a terem um lar, uma família e a proteção da sociedade”.

Para finalizar uma semana dedicada às celebrações do 29º aniversário da convenção sobre os direitos da criança foi realizada uma maratona da brincadeira dedicada às crianças do 1º e 2º ciclo do concelho de Chaves. A maratona decorreu no Pavilhão Expoflávia e contou com mais de 300 crianças do 1º e 2º ciclo das Escolas, EB1 n.º 1 de Chaves (Santo Amaro), EB/S Fernão de Magalhães, Externato Pinguim, Jardim Escola João de  Deus e do Externato AEIOU.

A Maratona da brincadeira permitiu sensibilizar os pais, encarregados de educação, professores, alunos, comunidade em geral para a importância das crianças brincarem, e de brincarem com jogos populares e não só, com as novas tecnologias de informação, mas também para a sensibilização dos direitos das crianças. 

“A brincadeira é universal e é própria da saúde: o brincar facilita o crescer, logo a saúde”.

Durante duas horas as crianças brincaram e foram verdadeiramente felizes, seguindo-se um lanche convívio, para as crianças oferecido pela CPCJ.A atividade foi encerrada pela vereadora da ação social Paula Chaves.  

As atividades da CPCJ de Chaves não ficam por aqui, no dia 15 de dezembro irão caminhar pelo segundo ano consecutivo, todos juntos pelas crianças. Uma iniciativa da CPCJ-Chaves com a colaboração da CVP Delegação de Chaves, a Cerci Chaves, e Município de Chaves. A concentração será às 9:00 no Largo das Freiras e a inscrição será feita com alimentos (bens de primeira necessidade ou produtos de higiene) para ajudar as famílias carenciadas e referenciadas pela comissão.

Redação com CPCJ Chaves

  • CPCJ de Chaves comemora 29 anos da Convenção dos Direitos das Crianças
  • CPCJ de Chaves comemora 29 anos da Convenção dos Direitos das Crianças
  • CPCJ de Chaves comemora 29 anos da Convenção dos Direitos das Crianças
  • CPCJ de Chaves comemora 29 anos da Convenção dos Direitos das Crianças

Outras notícias