02/07/2020
18:09:40
SinalTV - Canal MEO 500520
02-04-2020
Sociedade

COVID-19: Termas de Chaves aliam-se à Unidade Hospitalar e IPSS’s

COVID-19: Termas de Chaves aliam-se à Unidade Hospitalar e IPSS’s

Os enfermeiros do Balneário Flaviense vão dar apoio no posto de despiste da COVID-19 em Chaves e estão a ser disponibilizados materiais descartáveis e cremes hidratantes.

Os enfermeiros das Termas de Chaves vão prestar apoio no posto de despiste da COVID-19 criado na cidade, e que resulta de uma parceria entre os municípios da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT) e os Laboratórios Germano de Sousa. A estância termal também doou material de proteção descartável à Unidade Hospitalar e IPSS’s locais e os seus colaboradores estão já a produzir batas, usando material adaptável que o Balneário dispunha em stock. As Termas de Chaves juntam-se assim ao esforço das várias entidades e da comunidade, na contenção ao avanço da doença, com o apoio a instituições e profissionais que estão na linha da frente de combate à pandemia.

Fátima Pinto, administradora das Termas de Chaves, afirma que “é impossível ficarmos indiferentes à situação atual do país e da nossa região e, por isso, rapidamente foi decidida a participação dos nossos enfermeiros na realização dos testes”, pelo que estes irão reforçar a equipa de profissionais de saúde no posto de despiste da COVID-19, implementado no Centro Cívico de Chaves. A responsável refere também que estão já a ser realizadas outras ações, nomeadamente, “a cedência de material e produtos das Termas para que, quer profissionais de saúde, quer os que asseguram o apoio no dia-a-dia a um grande número de pessoas em situação frágil como é o caso dos idosos em entidades de solidariedade social, possam estar mais protegidos.”

O material cedido, nomeadamente batas, toucas e soquetes descartáveis utilizados no normal funcionamento das Termas, foi entregue ao Hospital de Chaves e a IPSS’ locais para poder ser utilizado na proteção pessoal dos profissionais destas instituições. No entanto, como se trata de material que se esgota muito rapidamente, os colaboradores do Balneário flaviense estão já a trabalhar na produção de mais batas descartáveis, aproveitando material adaptável, disponível nas Termas.

O Balneário ofereceu ainda cremes hidratantes da linha Termal Aquae, produzidos com Água Termal Flaviense, a IPSS’s para que estes possam ser utilizados pelos seus colaboradores, minimizando os efeitos colaterais da utilização permanente de material de proteção e da regular desinfeção das mãos, o que pode originar problemas de pele nestes profissionais.

Outras notícias