25/09/2020
07:18:33
SinalTV - Canal MEO 500520
04-05-2020
Sociedade

COVID-19: Lar Santa Marta com uma funcionária acusar positivo

COVID-19: Lar Santa Marta com uma funcionária acusar positivo

A trabalharem em espelho e apesar de cumprirem as normas de segurança uma funcionária da cozinha do Lar Santa Marta, em Chaves, acusou positivo ao coronavírus COVID-19.

A  Unidade de Saúde Pública do ACES Alto Tâmega e Barroso, já está a tomar conta da situação e ao que a Sinal TV conseguiu apurar, para despistagem de qualquer dúvida que possa surgir, todos os residentes e demais funcionários, incluindo as Irmãs, vão realizar teste ao COVID-19, e devem ser feitos ainda no decorrer desta semana.

A funcionária em causa tinha acabado de vir de quarentena e não tem contacto direto com os residentes no lar, pois as suas tarefas são na cozinha, onde até ao momento mais ninguém apresentou sintomas.

Segundo a Madre Laurentina, responsável do espaço, “as famílias podem estar tranquilas, embora saibamos que nestas horas a angústia de quem não tem os seus por perto é grande, mas tudo estamos a fazer juntamente com a Unidade de Saúde Pública do Alto Tâmega e Barroso, para que corra pelo melhor. O Delegado de Saúde tem sido incansável. Foi ele que nos veio dar a notícia e de imediato nos aconselhou a manter a calma e que todos vamos fazer o teste. Percebemos perfeitamente a dor dos familiares, mas não temos nenhum dos nossos residentes com sintomas”.

A funcionária em causa, ao que apuramos junto da instituição, não apresenta sintomas e está em quarentena em casa. O teste vai também ser repetido, pois uma vez que contínua sem sintomas, não está fora de hipótese que seja um falso positivo.

Mesmo antes deste caso aparecer e de ser decretado o Estado de Emergência, o Lar Santa Marta, em Chaves, por segurança, já tinha os portões fechados e impedido as visitas, os responsáveis tem ativo o plano de contingência e apertaram todas as medidas de proteção, quer para funcionários quer para utentes.

A Madre Laurentina fez também questão de enaltecer o papel da Segurança Social “têm sido incansáveis e sempre muito prestáveis. Todos os dias ligam para saber como estão a correr as coisas,” concluiu.

 

 

Paulo Silva Reis com foto de Carlos Daniel Morais

 

Outras notícias