25/09/2020
05:56:09
SinalTV - Canal MEO 500520
25-08-2015
Economia

Contribuintes portugueses são dos que mais devem ao Fisco

Contribuintes portugueses são dos que mais devem ao Fisco

Dívidas dos contribuintes portugueses ao Fisco são equivalentes a 31,7% dos impostos que pagam todos os anos, indica o Jornal de Negócios

Os números apresentados pela Conta Geral do Estado mostram que nos últimos anos os portugueses têm deixado por pagar 13,5 mil milhões de euros em impostos, destaca o Jornal de Negócios.

A mesma publicação sublinha que, caso estas dívidas fossem saldadas, ter-se-ia evitado o aumento de impostos que se verificou durante os quatro anos de assistência financeira.

Significa isto que, embora a máquina fiscal se tenha aperfeiçoado nos últimos anos, as dívidas dos contribuintes ao Fisco continuam extremamente elevadas, tanto em termos absolutos como quando comparadas com as restantes da zona euro.

Refere o Jornal de Negócios, com base numa comparação internacional feita pela OCDE, que Portugal é um recordista de dívidas ao Fisco entre os parceiros europeus e da própria OCDE.

De acordo com o levantamento, os contribuintes portugueses devem ao Fisco o equivalente a 31,7% dos impostos que pagam todos os anos. Esta percentagem é bastante mais baixa que as percentagens gregas ou italianas, mas mais alta do que em Espanha, Alemanha, França ou Irlanda.

Outras notícias