28/03/2020
13:09:20
SinalTV - Canal MEO 500520
14-03-2014
Economia

Consumidores de gás natural sem restrições na mudança de comercializador

Consumidores de gás natural sem restrições na mudança de comercializador
Os consumidores que optem pelo mercado liberalizado de gás natural deixam de estar limitados a quatro mudanças anuais de comercializador, podendo fazê-lo sempre que o desejarem.

A decisão da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), anunciada no âmbito das comemorações do Dia Mundial dos Direitos dos Consumidores, visa agilizar a liberalização do mercado liberalizado e harmonizar procedimentos com o que já se verifica no sector eléctrico.

O regulador define ainda que, caso o cliente opte pelas ofertas duais de electricidade e gás natural, passa a escolher a data preferencial para essa mudança de fornecedor, assegurando-se que a transferência seja feita na mesma data para a electricidade e gás natural.

Quanto ao prazo máximo para a concretização da mudança de consumidor pela plataforma logística fica fixado em três semanas.

Os últimos dados da ERSE revelam que estão já no mercado liberalizado de electricidade 2,4 milhões de consumidores. Os restantes 3,6 milhões encontram-se ainda no regime de tarifas reguladas. O período transitório termina no final de 2015.

No gás natural, no quarto trimestre de 2013, havia 530 mil consumidores no mercado livre e 825 mil no sector regulado. A mudança para o primeiro regime terá de ocorrer, também até final de 2015.

Fonte: economico.sapo.pt

Outras notícias