27/02/2020
06:10:32
SinalTV - Canal MEO 500520
30-07-2014
Sociedade

Concurso do Pastel XXL no Sabores de Chaves

Concurso do Pastel XXL no Sabores de Chaves
Com 152 anos de existência, Pastel de Chaves tem atualmente uma produção diária superior a 25 mil unidades
À margem da segunda edição da mostra “Sabores de Chaves - Feira do Pastel”, que se realiza de 1 a 3 de agosto, a Câmara de Chaves vai promover um concurso em tamanho XXL. O desafio foi lançado aos produtores desta iguaria flaviense presentes no certame. O maior Pastel de Chaves e com proporções aproximadas ao formato original será o vencedor. 
Os Pasteis “gigantes” serão apresentados e avaliados por ocasião da cerimónia de abertura (pelas 18h00 de dia 1 de agosto). Depois de apurado o vencedor, os visitantes da feira presentes serão convidados a degustar os produtos apresentados a concurso. Somente o primeiro classificado ficará em exposição durante a realização do certame.

O objetivo da iniciativa é promover e divulgar, de uma forma ativa e participativa, este folhado salgado em forma de meia-lua recheado com carne de vitela picada, que há mais de 150 anos representa o melhor da gastronomia flaviense, bem como fomentar e despertar o interesse pelo Património Gastronómico Local, através de um dos seus ícones.
Cada participante pode apresentar a concurso mais de um pastel de dimensões XXL, devendo o mesmo apresentar as características que definem o produto, mantendo a sua proporção em forma e conteúdo. Na avaliação serão apreciados os seguintes critérios: dimensão do Pastel (80%), imagem (10%) e características do folhado (10%).
Com 152 anos de existência, Pastel de Chaves tem atualmente uma produção diária superior a 25 mil unidades
Recorde-se que o Pastel de Chaves, com 152 anos de existência, foi classificado em final de 2012 como produto com Indicação Geográfica (IG), encontrando-se o processo em análise na União Europeia para obtenção, em definitivo, do título de Indicação Geográfica Protegida (IGP).
A sua produção diária ascende a mais de 25.000 unidades, confecionadas por cerca de três dezenas de empresas locais. A maioria das pastelarias da cidade produz e vende nas suas próprias instalações, estando o produto em franca expansão, tendo em conta que já é comercializado em vários pontos do país, sendo o mesmo transportado congelado.
Melhores pastéis folhados de Portugal
A história desta iguaria gastronómica remonta ao ano de 1862, quando uma vendedora, cuja origem se desconhece, percorria a cidade com uma cesta contendo uns pastéis de forma estranha e cuja quantidade não era suficiente para saciar os flavienses. Com tal escassez, e para satisfação da gula transmontana, a fundadora da Casa do Antigo Pasteleiro terá oferecido uma libra pela receita de tão gostosa iguaria. Perdurando na memória e no paladar, os pastéis acabaram por conquistar um lugar de destaque na gastronomia Nacional. Uma aposta que valeu o epíteto de “melhores pastéis folhados de Portugal”.
O Pastel de Chaves é, deste modo, um símbolo da pastelaria do concelho de Chaves que concentra em si pormenores históricos e culturais que vale a pena identificar e proteger. 

Fonte: Gabinete de Protocolo e Comunicação da CM de Chaves

Outras notícias