12/12/2019
16:16:08
SinalTV - Canal MEO 500520
17-04-2014
Sociedade

Chuva e descida das temperaturas na Páscoa

Chuva e descida das temperaturas na Páscoa
Hoje, o dia ainda ser temperado, mas as nuvens começam a chegar à tarde. Depois, vem a chuva. Ainda assim, há 12 regiões do país com risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta.
O fim-de-semana da Páscoa vai ser marcado pela chuva e descida das temperaturas máximas para abaixo dos 20 graus.

"Devido a uma influência depressionária na região da Madeira que afecta o território do continente, estamos a prever para sexta-feira e sábado descida das temperaturas e precipitação. A partir de domingo, a chuva vai cair com mais intensidade e frequência", afirma à agência Lusa, a meteorologista Margarida Gonçalves, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). 

As nuvens começam a chegar a partir da tarde desta quinta-feira, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros, que podem ser acompanhados por trovoadas em alguns locais. 

Segundo a meteorologista, "a probabilidade de precipitação só vai diminuir a partir da quarta-feira da próxima semana". 

A temperatura máxima vai rondar os 17 graus, acrescenta, prevendo-se uma descida acentuada para os próximos dois dias. 

Para esta quinta feira , a provisão aponta para céu geralmente pouco nublado no continente, apresentando-se muito nublado nas regiões Norte e Centro e no litoral oeste a sul do cabo Raso até ao final da manhã. 

Está também previsto um aumento de nebulosidade durante a tarde nas regiões Norte e Centro e no Alto Alentejo, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada nas regiões do interior norte e centro. 

O vento vai soprar fraco, sendo moderado de noroeste no litoral oeste, em especial durante a tarde, prevendo-se ainda neblina ou nevoeiro matinal e pequena subida da temperatura máxima. 

Para a Madeira, prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade, aguaceiros a partir do final da tarde e vento fraco a moderado do quadrante sul. 

Nos Açores, prevêem-se períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros, mais frequentes durante a madrugada e manhã e vento norte muito fresco com rajadas até 70 quilómetros/hora no grupo ocidental (ilhas das Flores e Corvo). 

Quanto a temperaturas máximas, em Lisboa prevê-se que o termómetro suba aos 26 graus, em Évora, Beja, Braga e Bragança aos 27, em Faro, Viana do Castelo e Leiria aos 24, em Castelo Branco aos 28, em Ponta Delgada aos 17, Angra do Heroísmo de aos 18, Santa Cruz das Flores aos 16 e no Funchal aos 22. 

Doze regiões do país com risco muito alto de exposição à radiação UV 
Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Lisboa, Penhas Douradas, Porto Santo, Sagres, Santarém, Setúbal e Sines apresentam hoje risco muito alto de exposição à radiação UV.
Em risco alto estão as regiões de Aveiro, Bragança, Braga, Beja, Castelo Branco, Leiria, Porto, Portalegre, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real e Ponta Delgada. 

Fonte: Renascença

Outras notícias