15/10/2019
17:19:34
SinalTV - Canal MEO 500520
03-11-2014
Sociedade

Chuva de norte a sul, neve nas terras altas

Chuva de norte a sul, neve nas terras altas
Todos os distritos estão, esta segunda-feira, sob aviso amarelo. A descida significativa das temperaturas pode dar origem ao primeiro nevão do ano.
A chuva e a descida das temperaturas mínimas e máximas vão marcar o início da semana em Portugal continental, com a primeira queda de neve nas terra altas a ser esperada terça-feira, de acordo com o IPMA.

Todos os distritos do continente estão, esta segunda-feira, sob aviso amarelo, devido à previsão do agravamento das condições atmosféricas em todo o continente, com chuva e vento fortes a progredirem de norte para sul, a partir do final da manhã. 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) regista ainda uma pequena descida das temperaturas, tanto máximas como mínimas, e rajadas de vento que poderão chegar aos 95 quilómetros/hora nas terras altas. 

Para terça-feira há melhorias no estado do tempo, com a chuva a dar tréguas, mas prevê-se uma descida significativa das temperaturas mínimas e máximas, que podem dar origem ao primeiro nevão do ano, já que podem chegar a um grau nas Penhas Douradas (Serra da Estrela) e quatro e cinco graus nas regiões do interior norte e centro, as máximas andarão nos 10 graus.

"A situação de aguaceiros pode dar origem às primeiras neves da época, já que estamos a prever queda de neve na terça-feira até meio da manhã nas terras altas, acima dos 1.200/1.400 metros no norte e centro uma vez que vem frio", disse à agência Lusa a meteorologista Maria João Frada.

No entanto, na quinta-feira regressa uma ondulação frontal ao continente e, com esta, a chuva persistente: "tudo indica que mudámos de cenário para uma situação outonal com passagens sucessivas de ondulações frontais com vento associado, precipitação e agitação marítima forte".

Fonte: Renascença

Outras notícias