28/03/2020
07:37:06
SinalTV - Canal MEO 500520
26-03-2020
Sociedade

CHTMAD integra rede para o diagnóstico da Covid-19

CHTMAD integra rede para o diagnóstico da Covid-19

O Laboratório do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), unidade de Vila Real, é Laboratório de referência para o teste COVID-19. O Instituto Ricardo Jorge declarou a idoneidade do CHTMAD para os testes COVID-19.

Depois da polémica de ontem onde os autarcas de Chaves e Vila Real contestaram o facto do diagnóstico da Covid-19 passar a ser feito em Lisboa e de o resultados poderem demorar 72 horas, a DGS recua nas intenções e o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, passa a ser referência.

Nuno Vaz, autarca de Chaves, tinha ontem, em conferência de imprensa, realçado que “é inaceitável que seja preciso esperar três ou quatro dias para saber a resposta relativamente a possíveis infetados, uma vez que a região transmontana estava excluída da rede de laboratórios para o diagnóstico da covid-19”.

A contestação dos autarcas fez eco e esta manhã o CHTMAD recebeu a noticia da DGS de que o Instituto Ricardo Jorge declarou a idoneidade do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, para os testes COVID-19.

Os autarcas ficaram satisfeito pelo recuar das intenções e Rui Santos, presidente da Câmara de Vila Real, Fez mesmo questão de tornar publico: “Foi um grande avanço. Foi uma atitude inteligente de quem tem responsabilidade no país que percebeu que aquilo que tinha decidido anteriormente não fazia qualquer sentido. Esta foi uma medida de bom senso atendendo às circunstâncias do país e é uma boa notícia para todos os transmontanos e durienses”, disse.

 

Paulo Silva Reis com Carlos Daniel Morais

  • CHTMAD integra rede para o diagnóstico da Covid-19

Outras notícias