28/05/2020
16:16:33
SinalTV - Canal MEO 500520
27-03-2020
Sociedade

Chaves vai ter Centro de diagnóstico à COVID-19

Chaves vai ter Centro de diagnóstico à COVID-19

O anúncio foi feito hoje, ao final do dia, pelo autarca flaviense Nuno Vaz e vai ser destinado à recolha de testes feitos ao nível de cuidados de saúde primários no Alto Tâmega.

Segundo Nuno Vaz a criação de um centro de diagnóstico à covid-19 resulta de uma parceria entre os municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Tâmega que junta os municípios de Chaves, Montalegre, Boticas, Valpaços, Ribeira de Pena e Vila Pouca de Aguiar e os Laboratórios Germano de Sousa. O arranque está previsto a partir da próxima quarta-feira. “Por esta via todo o Alto Tâmega vai ganhar uma capacidade adicional de realização de diagnósticos da covid-19. Vai servir para dar resposta a todas as solicitações que venham do Agrupamento dos Centros de Saúde do Alto Tâmega e Barroso e vemos por esta via aumentada a capacidade de resposta ao diagnóstico”.

O espaço, que vai ser criado no centro cívico de Chaves, antigo refeitório da UTAD em Chaves, prevê a realização de testes à covid-19 sem sair do carro. Esta solução permite que sejam diagnosticados os testes autorizados via linha de saúde 24 e comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde.

 

Paulo Silva Reis com Carlos Daniel Morais

Outras notícias