03/12/2020
22:33:14
SinalTV - Canal MEO 500520
31-03-2020
Desporto

Chaves tem aulas de karaté online

Chaves tem aulas de karaté online

O treinador de karaté Frederico Hilário de Chaves, reinventou os seus treinos e hoje dá as suas aulas através da rede social Youtube.

O distanciamento forçado para com os seus atletas e alunos não foi impedimento para o treinador continuar a dar aulas, e desde 15 de março são pelo Youtube de forma gratuita. O conceito ganhou dimensão e acontece atualmente cinco vezes por semana, sempre com treinos em direto, para todas as idades.

Frederico Hilário, de 36 anos, à agência Lusa disse que “está a trabalhar com a aplicação Zoom, em que é possível ver os atletas. Apesar de não ser muito fácil corrigir, mantêm-se ativos, através de treinos de competição e treinos de karaté tradicional. De segunda a quinta-feira vou intercalando e ao sábado há um treino geral de condição física.”

A disciplina, essa, mantém-se e à hora combinada, às 17:00 em ponto, a aula arranca com os primeiros exercícios de aquecimento. Kizami, gyaku, tsuki ou uraken, em 45 minutos todas estas técnicas são ‘visitadas’ e aprimoradas, pois a preocupação é que os atletas não percam hábitos.

“Permite não haver quebra tão grande. Obriga a trabalhar a parte física e a não perderem parte do movimento. O que se trabalhou durante o ano no espaço de duas semanas pode-se perder e assim dá para minimizar o estrago”, avalia Frederico Hilário.

Um dos participantes é Gonçalo Lopes, também de Chaves, e que já esta temporada se sagrou campeão nacional de juniores de karaté em -55 kg.

Aos 16 anos, e já com nove anos da modalidade, o jovem praticante vive momentos inéditos, pois nunca esteve ‘proibido’ de frequentar pavilhões e não perde uma aula para também ele não perder o seu momento de forma.

“Não é a mesma coisa que um treino presencial mas sem dúvida que ajuda muito. Sozinho não sabia o que treinar e assim o treino online ajuda-me bastante, faço bastante técnicas, não perco a forma física e continuo ativo”, conta.

Cansado de um isolamento que sabe ser necessário, Gonçalo Lopes continua a treinar para o caso de ainda ter provas pela frente esta temporada o que permitirá “estar o melhor preparado”.

O treinador Frederico Hilário explica que tem ‘ganho’ muitos pais nas aulas, que começaram a treinar em casa, juntando-se aos filhos e acrescenta que mesmo quem ainda está a trabalhar pode realizar as aulas mais tarde, pois estas ficam disponíveis no Youtube a todos os interessados.

 

PSR/CDM

  • Chaves tem aulas de karaté online
  • Chaves tem aulas de karaté online

Outras notícias