11/11/2019
21:13:21
SinalTV - Canal MEO 500520
09-11-2018
Cultura

Chaves recebe intercâmbio europeu de 20 a 29 de novembro

Chaves recebe intercâmbio europeu de 20 a 29 de novembro

Intercâmbio "Hide it beyond the hill - Migration and discrimination in Trás-os-Montes region" está a ser desenvolvido pela Associação flaviense Inspira!

Após meses de trabalho e parcerias, a Inspira! vai receber e coordenar, em Chaves, o intercâmbio Europeu "Hide it beyond the hill - Migration and discrimination in Trás-os-Montes region".

O intercâmbio tem a colaboração de Organizações não Governamentais, ONGs de sete países distintos, Portugal, Grécia, Roménia, Ucrânia, Turquia, Jordânia, Marrocos e Albânia. O projeto visa combater o discurso de ódio e discriminação de minorias em regiões isoladas, bem como informar e sensibilizar para a problemática da atual crise de refugiados mundial.

“Acima de tudo, o projeto pretende promover a tolerância, diálogo, perceção cultural, mentalidade crítica, sentido de cidadania Europeia e abertura ao mundo desta região transmontana que tanto sofre com a demografia e o isolamento geográfico e político”.

Durante 10 dias, Chaves será o centro da Europa com 35 jovens, de oito nacionalidades que irão fazer de Chaves o seu local de intervenção.

Além dos workshops e conferências, a Inspira! vai sair à rua em ações interventivas junto da comunidade local, com debates, flashmobs, desafios interativos, teatro e muitas atividades de desenvolvimento da comunidade.

O “Hide it beyond the hill” tem o apoio local do Teatro Experimental Flaviense e do Município de Chaves, e a aprovação e patrocínio da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação. O projeto tem ainda a colaboração internacional da System and Generation Association, S&G, da Solidarity Mission Academy, da Asociatia WeHelp Sibiu, da Vzayemopomich, da Association Train d'Avenir Larache e da JORDAN Youth Innovation Forum.  “Queremos levar a nossa cultura transmontana a todos os cantos da Europa e promover o respeito e igualdade entre todos os povos”.

A Inspira - Intervenção juvenil e ambiental  informa que ainda têm vagas para jovens portugueses que se queiram juntar ao projeto durante estes dias, com todas as despesas de alimentação e estadia cobertas pela Associação.

 

Redação com Inspira - Intervenção juvenil e ambiental

Outras notícias