25/09/2020
05:52:45
SinalTV - Canal MEO 500520
19-02-2015
Economia

Chaves promove fórum para divulgar apoios à internacionalização das empresas

Chaves promove fórum para divulgar apoios à internacionalização  das empresas
“Temos que, de uma forma organizada, trabalhar em conjunto para internacionalizar os nossos produtos”. Foi com esta afirmação que o Presidente da Câmara Municipal de Chaves, António Cabeleira, abriu o Fórum “A AICEP e os Apoios à Internacionalização”, realizado no passado dia 16 de fevereiro no Auditório do Centro Cultural de Chaves. No seu discurso, o autarca flaviense reforçou a importância da cooperação entre os empresários da região e as diversas entidades locais, como forma de vencer as dificuldades do mercado global. 
O Presidente do município flaviense destacou igualmente o esforço que tem sido desenvolvido na região para melhorar as condições de vida dos seus habitantes e na valorização do território. Segundo António Cabeleira, é fundamental aproveitar da melhor forma este período pós–crise, numa região rica em produtos endógenos, onde tem a agricultura, a floresta e o turismo como principais áreas económicas. 

 O encontro - organizado pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), pela Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIM-AT) e pela Deputada da Assembleia da República, Manuela Tender - foi uma oportunidade para os empresários da região procurarem os serviços de suporte e aconselhamento disponibilizados pelos diferentes organismos, de forma a potenciarem os seus negócios além-fronteiras.

Coube a Miguel Frasquilho a apresentação do organismo a que preside, a AICEP, agência que desde a sua fundação tem sabido caminhar ao lado das empresas portuguesas na autoestrada da internacionalização. O porta-voz da Associação referiu que “na AICEP sabemos que trabalhamos para as empresas e, talvez mais importante, com as empresas. Assumimos e dizemo-lo: somos parceiros nos desafios da internacionalização”. No final do seu discurso, deixou um repto aos empresários presentes no encontro: “inovem, invistam e internacionalizem-se!”.

A AICEP presta um serviço aos projetos que melhor concorram para a competitividade e sustentabilidade da economia portuguesa. Com o novo Quadro Comunitário de Apoio (QCA), o Programa Portugal 2020, surgiu uma janela de oportunidades para as empresas nacionais. Este programa terá à disposição dos investidores 26 mil milhões de euros e respeitará quatro domínios temáticos: a competitividade e internacionalização; o capital humano; a inclusão social e emprego; bem como a sustentabilidade e eficiência no uso dos recursos.

No final do encontro, teve lugar um debate onde os presentes puderam esclarecer as suas dúvidas sobre o processo de internacionalização das empresas.

Fonte: Gabinete de Protocolo e Comunicação CM de Chaves

Outras notícias