20/10/2019
04:09:43
SinalTV - Canal MEO 500520
04-05-2016
Cultura

Chaves promove evento galaico-romano «Aquae Vitae – O Despertar dos Povos»

Chaves promove evento galaico-romano «Aquae Vitae – O Despertar dos Povos»

Como já vem sendo habitual em todos os sábados que coincidem com o dia 14, o Município de Chaves vai promover mais um evento galaico-romano neste mês de maio, sob o mote “Aquae Vitae – O Despertar dos Povos”.

A iniciativa, alusiva à mitologia galaico-romana, irá contar com a participação do Bruxo Queiman e de Andrea Pousa, num espetáculo mágico que irá evocar as grandes forças da natureza, água, fogo, ar e terra. Deuses e seres mitológicos irão navegar nas águas do rio Tâmega, voar nos céus de Aquae Flaviae e iluminar com fogo o rio e as suas margens.
O evento terá início logo pela manhã, às 09h00, com uma visita gratuita ao património galaico do Castro de Curalha. Os interessados em participar na visita devem inscrever-se na mesma até ao dia 12 de maio, no Centro Cultural, sito no Largo da Estação, ou através dos seguintes contactos: por telefone 276 340 500 | 276 333 713 | por e-mail: povosdeaquaeflaviae@gmail.com | jaquelina.alves@chaves.pt | jose.ribeiro@chaves.pt  
No início da noite, pelas 21h00, terá lugar o cortejo galaico-romano, aberto à participação de toda a população que se queira trajar, desde o Museu das Termas Romanas até à Alameda do Tabolado. Segue-se mais animação, pelas 21h40, com música e bailado do tempo de Aquae Flaviae e, pelas 22h15, espetáculo mitológico evocando as forças da natureza.
O evento encerra pelas 23h00, com o espetáculo “A magia do fogo ilumina as margens do rio Tâmega”.
A iniciativa Aquae Vitae, organizada pelo Município de Chaves e pelos Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso - EHATB, pretende dinamizar a cidade e o concelho, dando-lhe mais vida e constituindo-se como mais uma oferta turística da região, que vem animar quem vive e passa pela cidade romana de Aquae Flaviae.
Confecione o seu próprio guarda-roupa para se trajar à época, não só nestes eventos de sábado 14, como também na grande “Festa dos Povos em Aquae Flaviae”, que decorre todos os anos no mês de agosto em Chaves, este ano de 2016 nos dias 19, 20 e 21.

Não falte, venha passar o dia 14 de maio na companhia dos “Povos de Aquae Flaviae”, que esperam por si para o transportar à época galaico-romana, através do seguinte programa:


09h00 – Visita gratuita pelo “Património Galaico - Castro de Curalha”, concentração no Museu da Região Flaviense;
21h00 - Cortejo Galaico-Romano: itinerário - Museu das Termas Romanas, Ponte Romana, Jardim Público, Ponte Pedonal, Alameda do Tabolado;
21h40 - Música e Bailado do Tempo de Aquae Flaviae;
22h15 - Espetáculo Mitológico evocando as Forças da Natureza;
23h00 - A Magia do Fogo Ilumina as margens do Rio Tâmega.

Fonte: Gabinete de Protocolo e Comunicação da CM de Chaves

 

Outras notícias