15/08/2020
20:29:40
SinalTV - Canal MEO 500520
30-07-2020
Sociedade

CHAVES: Preocupação do momento é evitar que as chamas cheguem às casas

CHAVES: Preocupação do momento é evitar que as chamas cheguem às casas

 323 homens e 103 viaturas continuam no terreno a combater um incêndio de grandes dimensões que consome grandes áreas de matos, armazéns e vacarias desde as 13 horas da tarde.

Com o cair da noite e sem o auxílio dos meios aéreos, o autarca Nuno Vaz voltou a fazer um ponto da situação no posto de comando em Vila Frade. As chamas, que começaram em Vila Verde da Raia e rapidamente se estenderam a Santo António de Monforte, Vila Frade, Travancas e Mairos, estimam-se que tenham consumido mais de 1000 hectares. O autarca continua a acreditar que "terá sido uma ação criminosa, pois o incêndio teve três ou quatro focos iniciais”.

Segundo Nuno Vaz, “o combate está sobretudo centrado na defesa e proteção das habitações. O comando tem mobilizado recursos e meios no sentido de garantir que as vidas humanas e as habitações destas populações não sejam afetadas. Tem sido aí o foco principal”, salientou o autarca confirmando que “os prejuízos são avultados e para além de armazéns e vacarias, com muitas alfaias agrícolas, morreram alguns animais”.

Neste ponto da situação Nuno Vaz confirmou que dois bombeiros por inalação de fumo tiveram de ser socorridos e que “um elemento dos Bombeiros de Vidago sofreu queimaduras em várias partes do corpo e teve de ser transportado para o hospital”. A Sinal TV sabe que o bombeiro não corre perigo, mas tem queimaduras de 1º e 2º grau.

O incêndio está ainda longe de estar circunscrito e promete muita luta aos soldados da paz durante a noite.

 

Paulo Silva Reis

Outras notícias