17/09/2019
17:04:03
SinalTV - Canal MEO 500520
29-05-2015
Desporto

Chaves participou no evento europeu de jogos tradicionais em Itália

Chaves participou no evento europeu de jogos tradicionais em Itália

Decorreu na cidade de Narni, Itália, nos dias 23 e 24 de maio, o Evento Europeu de Jogos Tradicionais – “European Games Day”. O Município de Chaves fez-se representar por uma delegação de 6 elementos, constituída por técnicos da Câmara Municipal e elementos do Clube Cultural e Recreativo de Vilela do Tâmega.

Durante dois dias os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer diversos jogos tradicionais de diferentes partes da Europa, como por exemplo a Ruzzola de Itália, o Bolo de Espanha ou o Novuss de Alemanha. Durante os dois dias, a delegação de Chaves efetuou a demonstração aos diversos visitantes de alguns jogos tradicionais da região flaviense, como por exemplo,o jogo do peão, o jogo da malha e o jogo do arco. No total, o “European Games Day” contou com a presença de 400 pessoas, provenientes de 14 países europeus, num total de 50 jogos apresentados.

O programa do evento incluiu ainda a realização da Assembleia Anual da Associação Europeia de Jogos e Desportos Tradicionais no dia 23, a conferência final do projeto "Ga.M.E.S.Net" no dia 24 e a assinatura do protocolo de con

Este evento decorreu no âmbito do projeto europeu "Ga.M.E.S.Net", que tem como objetivo promover e preservar os desportos e jogos tradicionais na Europa e os valores comuns, é composto por 14 parceiros de oito países diferentes: Alemanha, Bulgária, Espanha, França, Itália, Malta, Portugal e República Checa, contando com cofinanciamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Fonte: CM Chaves

Outras notícias