Incêndio foi dado como circunscrito às 7h00 desta sexta-feira. As chamas atingiram armazéns e foram registados cinco feridos ligeiros.
O incêndio que deflagrou às 13h37 de quinta-feira foi dado como circunscrito ao início desta manhã, com a última das três frentes ativas a ser combatida pelos operacionais que durante a noite estiveram num intenso combate.
Cinco bombeiros ficaram com ferimentos ligeiros, um devido a uma queda e três sofreram inalação de fumos. Ao contrário do que foi avançando o bombeiro da corporação de Vidago ficou com queimaduras de primeiro e segundo graus e já teve alta hospitalar. Não tendo a gravidade (3º grau) que se suspeitava inicialmente.
A Sinal TV sabe que o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa já entrou em contacto com esta corporação de Bombeiros para se inteirar do estado de saúde do bombeiro ferido e desejou rápidas melhoras.
No terreno continuam ainda 247 operacionais apoiados por 77 viaturas e dois meios aéreos para consolidação de trabalhos e rescaldo. As operações pretendem evitar reacendimentos e estão a ser realizadas com recurso a máquinas de rasto.
De recordar que, o incêndio teve início em Vila Verde da Raia tendo-se alastrado às freguesias vizinhas de Santo António de Monforte, Vila Frade, Mairos, Travancas, Argemil da Raia e Paradela de Monforte.
As chamas chegaram a estar muito próximas de habitações e atingiram alguns anexos, armazéns agrícolas com animais no interior e alfaias agrícolas.
A perspetiva é que tenha ardido mil hectares.
Sara Esteves com Paulo Silva Reis