28/03/2020
06:56:40
SinalTV - Canal MEO 500520
26-03-2020
Sociedade

CHAVES: Em tempos de isolamento social o contacto com a família chega pela internet

CHAVES: Em tempos de isolamento social o contacto com a família chega pela internet

A Santa Casa da Misericórdia de Chaves colocou à disposição dos utentes dispositivos tecnológicos para a comunicação com familiares.

Para evitar a propagação do novo coronavírus e desde que as visitas aos lares de idosos estão proibidas, desde o dia sete de março, Alcina Rodrigues confessava que a situação “estava difícil de gerir”, referiu a utente que reside no Lar Nossa Senhora da Misericórdia. “Agora até tenho os diabetes altos de estar mais fechada e andar enervada”, confessou a octogenária.

A utente mantinha, de forma disciplinada, rotinas que se alteraram de um dia para o outro, designadamente os passeios matinais e vespertinos que punha em prática pela área exterior circundante do lar. Assídua era também a visita dos filhos, aliás o que “mais angústia lhe causava”, referiu a animadora sociocultural, Carla Simão.

Para minimizar os efeitos do período de contingência, para além dos habituais contactos telefónicos, a Santa Casa da Misericórdia de Chaves colocou, desde o início desta semana, dispositivos tecnológicos, tablets, em todas as estruturas sociais residenciais para que a comunicação com as famílias se mantenha, através de videochamadas.  De acordo com o provedor da Misericórdia de Chaves, “é importante arranjar soluções que minimizem o atual estado de emergência. Ainda bem que através dos novos meios tecnológicos conseguimos ultrapassar algumas barreiras”, referiu Jorge Pinto de Almeida, que aproveitou a ocasião para deixar uma palavra de reconhecimento aos colaboradores da instituição, “agradeço a todos os colaboradores da SCMC o empenho e dedicação demonstrado ao longo deste período, em que a nossa Instituição teve de se adaptar e responder cabalmente às dificuldades que emergiram.”

 

Fonte: SCMC

  • CHAVES: Em tempos de isolamento social o contacto com a família chega pela internet

Outras notícias