18/01/2020
19:49:01
SinalTV - Canal MEO 500520
12-05-2014
Sociedade

Chaves conta com uma associação de desenvolvimento e promoção do espaço rural – “Pro Montes”

Chaves conta com uma associação de desenvolvimento e promoção do espaço rural – “Pro Montes”
O concelho de Chaves conta com uma nova associação desde o passado dia 11 de abril.
A “Pro Montes - Associação de Desenvolvimento e Promoção do Espaço Rural” é uma associação sem fins lucrativos, que visa a dinamização de todas as formas de combate à desertificação do interior e melhoria da qualidade de vida das suas populações, bem como a aprendizagem e desenvolvimento de atividades económicas, lúdicas e culturais direcionadas ao público em geral e todas as entidades públicas e privadas. 

A “Pro Montes” procura assim promover e apoiar o desenvolvimento de projetos de criação de emprego e de elevado interesse económico - jovens, empresas e outros grupos legalmente constituídos -; incentivar e apoiar a criação de grupos de produtores de produtos regionais de origem agrícola e transformadora em pequena escala com o respetivo apoio ao escoamento da produção; organizar eventos formativos e culturais, entre outros. Apoiar grupos de expressão artística e workshops, abrangendo diversas áreas culturais como a música, o teatro, as artes plásticas, a dança, o audiovisual, a literatura, a fotografia e outras formas de comunicação, bem como quaisquer manifestações que incentivem a realização pessoal e a criatividade, e que desenvolvam alternativas de ocupação de tempos livres, tal como ações de intervenção comunitária. Desenvolver projetos em parceria com entidades públicas e privadas, visando a otimização dos recursos locais, mas também realizar ações de intercâmbio comercial aos níveis nacional e internacional.

Com sede em Chaves, esta instituição tem uma área de abrangência que cobre toda a região Transmontana e Alto Duriense. A “Pro Montes” está também disponível no facebook (www.facebook.com/PROMONTES). Os interessados poderão igualmente contatar a associação pelo e-mail pro.montes.associacao@gmail.com

Outras notícias