25/04/2024
20:04:25
SinalTV - Canal MEO 500520
27-03-2019
Sociedade

Chaves aumenta Abertura de Faixas de Interrupção de Combustíveis

Chaves aumenta Abertura de Faixas de Interrupção de Combustíveis

O Município de Chaves procedeu recentemente à abertura de mais Faixas de Interrupção de Combustível (FIC) na Rede Primária de Defesa da Floresta Contra Incêndios, em área não prioritária, numa extensão de aproximadamente 10,15 km, ao longo das Freguesias de São Vicente da Raia, Sanfins, Cimo de Vila da Castanheira, Bustelo, Ervededo e União de Freguesias de Soutelo e Seara Velha. A ação teve um custo total de 21 mil e 790 euros, no âmbito de uma candidatura ao programa Fundo Florestal Permanente.

A Faixa de Interrupção de Combustível intervencionada tem 26 metros de largura, tendo sido eliminados todos os exemplares de Pinheiro bravo (Pb), Eucaliptos (Eu) e todas as espécies invasoras lenhosas. Para as restantes espécies cumpriu-se os critérios de gestão de combustível definidos para a abertura da Rede Primária de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Com a presente intervenção realizaram-se 13,85 % das Faixas de Interrupção de Combustível, constantes no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Chaves, que visam diminuir a superfície percorrida por grandes incêndios, permitindo e facilitando uma intervenção direta de combate ao fogo.

Fonte: Gabinete de Protocolo e Comunicação CM Chaves

Outras notícias