28/03/2024
08:08:17
SinalTV - Canal MEO 500520
11-10-2019
Cultura

Chaves acolhe VIII Simpósio Luso-Brasileiro de Cartografia Histórica

Chaves acolhe VIII Simpósio Luso-Brasileiro de Cartografia Histórica

A Faculdade de Letras da Universidade do Porto, FLUP realiza nos dias 28, 29 e 30 de outubro o VIII Simpósio Luso-Brasileiro de Cartografia Histórica, que conta com o contributo de reputados investigadores na área. Este encontro terá início no Porto, passa por Baião e terminará em Chaves.

O Simpósio, de caráter internacional, pretende reunir investigadores, professores, estudantes e interessados em Cartografia Histórica e História da Cartografia de matriz lusófona, tendo como objetivo o aprofundamento de relações entre as instituições de investigação e de ensino superior com a sociedade, contribuindo por esta via para a descentralização e a divulgação científica.

O Programa contempla, no dia 28, segunda-feira, várias visitas a exposições, estando programadas as comunicações para o dia 29 e 30 terça e quarta feira, no Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, MACNA, em Chaves.

Será ainda inaugurada a exposição “Finis Portugalliae. Nos confins de Portugal. Cartografia militar e identidade territorial”, na Biblioteca Municipal de Chaves.

Os painéis abordarão temas como a Cartografia e Toponímia Histórica, Cartografia Temática e Representações Territoriais, Cartografia de Fronteiras e dos Limites, Cartografia Topográfica e Militar, Cartografia Urbana e de Novas Tecnologias, entre outros.

O programa do dia 31, quinta-feira contempla uma visita guiada ao centro histórico de Chaves.

Mais informações  em: https://slbcartografia.wixsite.com/edicao2019

slbcartografiahistorica@gmail.com

Fonte: CM Chaves

Outras notícias