24/09/2020
04:23:49
SinalTV - Canal MEO 500520
19-02-2020
Sociedade

CHAVES: 34 anos depois do seu fecho Cineteatro de Chaves arranca com as obras

CHAVES: 34 anos depois do seu fecho Cineteatro de Chaves arranca com as obras

A obra de reabilitação do antigo Cineteatro de Chaves já teve o seu início e vai dar lugar a um espaço multiusos, onde será implementado um Laboratório Experimental e Sensorial da Água.

A empreitada, orçada em cerca de 1 milhão e 800 mil euros, foi adjudicada à empresa J da Silva Faria, Lda., estando prevista a sua conclusão em janeiro de 2021.

O “Aquanatur Palace”, como será designado, será um espaço de investigação e inovação, onde será possível a interação, experimentação e aprendizagem em torno da água e contará, no local, com um ‘Lab Tech’ do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC).

Com esta intervenção o edifício emblemático, encerrado há 34 anos, será transformado num espaço polivalente, com características multiusos, que albergará de uma forma permanente uma componente museológica relacionada com a temática da água termal.

No espaço, segundo revelou a autarquia, poderão também ser realizadas atividades de carácter pontual, tal como espetáculos, feiras, exposições, seminários ou congressos.

Esta obra faz parte integrante do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Chaves, beneficiando de um investimento cofinanciado a 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte 2014-2020 (Norte 2020).

 

PSR

Outras notícias