17/11/2019
19:17:01
SinalTV - Canal MEO 500520
14-10-2015
Sociedade

Certificação do Folar de Valpaços já está em avaliação na Comissão Europeia

Certificação do Folar de Valpaços já está em avaliação na Comissão Europeia

A candidatura de pedido de registo de Indicação Geográfica Protegida (IGP) para o Folar de Valpaços, publicado em Diário da Republica, esteve submetido a um período de 30 dias de consulta pública, o qual terminou sem oposição.

Trata-se de um processo que tem vindo a ser trabalhado como prioridade desde que Amílcar Almeida tomou posse e que vê assim o procedimento a finalizar, um objectivo conquistado em parceria com a Cooperativa Agrícola de Valpaços. “A autarquia já tomou todas as diligências necessárias e tudo o que estava ao nosso alcance para obter a certificação. Aguardamos agora uma resposta que só pode ser positiva e valorizará uma das nossas riquezas gastronómicas”, confirmou o Presidente da Câmara Municipal de Valpaços quanto ao processo de certificação.

Um dos entraves ao processo foi o número e o tipo de ingredientes que compõem o Folar de Valpaços, como a farinha, os ovos, o azeite, a linguiça, o salpicão, o presunto, entre outros. São eles que o tornam inigualável a qualquer outro, mas pelas suas especificidades também tornaram o processo de certificação mais demorado.

A qualificação do Folar de Valpaços como IGP é um processo de extrema importância regional e local para a valorização e promoção desta iguaria gastronómica e para a sua proteção a eventuais usurpações. Esta qualificação permitirá ainda a valorização e promoção de outros produtos que se utilizem na sua composição.

A Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte fez a última avaliação ao Processo de Certificação do Folar em Junho deste ano, sendo publicado em Diário da Republica a 10 de Agosto.

Terminado o período de consulta pública, depois da presença da Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, em Carrazedo de Montenegro, após solicitação do Presidente do Município, chegou a seguinte comunicação à Câmara Municipal de Valpaços: “Venho por este meio dar nota de que o pedido de classificação do Folar de Valpaços como Indicação Geográfica Protegida foi autorizado pela Senhora Ministra da Agricultura e do Mar no passado dia 29 de setembro de 2015. Assim sendo, relativamente a este processo a intervenção do Governo terminou nesta fase, passando a palavra final a ser da Comissão Europeia”.

A avaliação da Comissão pode demorar até ao máximo de 6 meses. Se cumprir todas as normas exigidas, o processo é publicado no “Jornal Oficial da União Europeia” e fica três meses em consulta pública até ser registado.

Fonte: Câmara Municipal de Valpaços

Outras notícias