06/08/2020
21:58:17
SinalTV - Canal MEO 500520
22-05-2015
Sociedade

Centro Hípico de Pedras Salgadas com equitação terapêutica

Centro Hípico de Pedras Salgadas com equitação terapêutica

 23 entidades do distrito de Vila Real que atuam no campo social estiveram representadas na apresentação do projeto Terapia Assistida por Cavalos, que se realizou a 20 de maio, no Centro Hípico de Pedras Salgadas.

A abertura da sessão esteve a cargo do presidente da Câmara Municipal, Alberto Machado, que sublinhou a importância do Centro Hípico na dinamização socioeconómica da comunidade. O autarca relevou o projeto de equitação terapêutica e a realização de dois grandes eventos hípicos anuais, entre outras atividades.

Para a implementação do projeto Terapia Assistida por Cavalos, o Município celebrou um protocolo com a Associação Equiterapêutica de Porto e Matosinhos. No concelho de Vila Pouca de Aguiar, o projeto conta com técnicas nas áreas de psicologia, reabilitação motora e equitação.

A Terapia Assistida por Cavalos contempla a hipoterapia, psicoterapia, equitação terapêutica e equitação desportiva adaptada. Para o bom funcionamento deste projeto, é importante que haja uma equipa multidisciplinar que atue num espaço com picadeiro coberto e boas acessibilidades, entre outras características, e que os cavalos estejam em bom estado de saúde, sejam de temperamento calmo e tenham a estatura adequada e andamentos regulares. Com uma simbiose entre o cavalo e o cavaleiro e o trabalho da equipa multidisciplinar existem, asseguram as técnicas da associação equiterapêutica, benefícios a vários níveis (motor, psicossocial, cognitivo e comunicação) pelo que «é uma terapia muito completa».

Na apresentação deste projeto, realizou-se uma sessão prática com três meninas que realizaram exercícios a cavalo, administrados por técnicas especializadas. Em Pedras Salgadas, a estreia é no dia 1 de junho: um mês de período experimental com regime gratuito, mediante marcação prévia. Para mais informações, hipicopedrassalgadas@cm-vpaguiar.pt

Fonte: CM Vila Pouca de Aguiar

Outras notícias