23 entidades do distrito de Vila Real que atuam no campo social estiveram representadas na apresentação do projeto Terapia Assistida por Cavalos, que se realizou a 20 de maio, no Centro Hípico de Pedras Salgadas.
A abertura da sessão esteve a cargo do presidente da Câmara Municipal, Alberto Machado, que sublinhou a importância do Centro Hípico na dinamização socioeconómica da comunidade. O autarca relevou o projeto de equitação terapêutica e a realização de dois grandes eventos hípicos anuais, entre outras atividades.
Para a implementação do projeto Terapia Assistida por Cavalos, o Município celebrou um protocolo com a Associação Equiterapêutica de Porto e Matosinhos. No concelho de Vila Pouca de Aguiar, o projeto conta com técnicas nas áreas de psicologia, reabilitação motora e equitação.
A Terapia Assistida por Cavalos contempla a hipoterapia, psicoterapia, equitação terapêutica e equitação desportiva adaptada. Para o bom funcionamento deste projeto, é importante que haja uma equipa multidisciplinar que atue num espaço com picadeiro coberto e boas acessibilidades, entre outras características, e que os cavalos estejam em bom estado de saúde, sejam de temperamento calmo e tenham a estatura adequada e andamentos regulares. Com uma simbiose entre o cavalo e o cavaleiro e o trabalho da equipa multidisciplinar existem, asseguram as técnicas da associação equiterapêutica, benefícios a vários níveis (motor, psicossocial, cognitivo e comunicação) pelo que «é uma terapia muito completa».
Na apresentação deste projeto, realizou-se uma sessão prática com três meninas que realizaram exercícios a cavalo, administrados por técnicas especializadas. Em Pedras Salgadas, a estreia é no dia 1 de junho: um mês de período experimental com regime gratuito, mediante marcação prévia. Para mais informações, hipicopedrassalgadas@cm-vpaguiar.pt
Fonte: CM Vila Pouca de Aguiar