21/09/2020
12:18:30
SinalTV - Canal MEO 500520
14-10-2019
Sociedade

Centro Cívico e PSP de Chaves promovem segurança sénior

Centro Cívico e PSP de Chaves promovem segurança sénior

O Centro Cívico de Chaves tem vindo a desenvolver atividades junto da população sénior no âmbito dos objetivos propostos pelo Programa de Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável 2017-2025.

A Polícia de Segurança Pública de Chaves, como entidade parceira da Comissão Municipal de Proteção de Pessoas Idosas, já promoveu no Centro Cívico uma sessão de informação sob o lema” Ajudar a prevenir e a evitar Situações de Risco”, onde estiveram presentes cerca de 70 utentes deste equipamento social. O objetivo desta ação foi esclarecer e informar para prevenir, numa estratégia interventiva de proximidade.

A temática dos idosos, concretamente os riscos que lhe estão associados, dado a vulnerabilidade que torna a população idosa propensa à vitimização por crimes contra o património (roubo, burla, extorsão), contra a liberdade pessoal (ameaça, coação, sequestro) e contra a integridade física (ofensas à integridade física, violência doméstica, maus-tratos), associado a outros fatores de risco como o isolamento, conjeturas de abandono e a consequente decadência das condições de vida, foram os temas abordados nesta sessão.

A solidão representa atualmente um dos problemas mais frequentes da sociedade, sobretudo ao nível das pessoas idosas. Este fator, associado a outros como doenças, incapacidade/limitações físicas e às fracas condições financeiras, constituem situações de risco, que se pretende contrariar através de ações que permitam criar atitudes dinâmicas de convívio, incentivando a solidariedade social, cooperativismo e respeito através de uma construção social de envelhecimento ativo e saudável, proporcionando uma melhor qualidade de vida.

Fonte: CM Chaves

Outras notícias