20/04/2024
04:41:15
SinalTV - Canal MEO 500520
03-06-2019
Cultura

Castelo de Montalegre abre ao público no domingo

Castelo de Montalegre abre ao público no domingo

O Castelo de Montalegre abre ao público no feriado municipal, dia 9 de junho, depois de décadas de portas fechadas e de um investimento de 1,5 milhões de euros em obras de requalificação.

"Depois de muitas décadas fechado, vamos abrir no dia 9 de junho à comunidade e fazer do Castelo, e de toda a sua envolvente, a sala de visitas de Montalegre".

O Castelo de Montalegre é um Monumento Nacional que foi alvo de intervenções inseridas na Operação Castelos a Norte, lançada pela Direção Regional de Cultura do Norte, DRCN e executada pela Câmara, que assegura também a comparticipação nacional.

"A Câmara substituiu-se ao Estado, fez parceria com o Estado, e vamos, assim, oferecer à comunidade e ao desenvolvimento turístico da região esta importantíssima joia da arquitetura militar portuguesa", salientou o autarca.

A intervenção incidiu nas torres do Castelo e na praça de armas, na consolidação da muralha abaluartada, na rede de drenagem de águas pluviais e águas freáticas e na beneficiação dos arruamentos e largos envolventes.

"Substituiu-se toda a pavimentação de acesso ao Castelo e descobriram-se partes interessantíssimas que estavam escondidas e que só a intervenção da arqueologia potenciou", apontou Orlando Alves.

Está também em curso, acrescentou, a musealização do Castelo.

A intervenção foi polémica e gerou críticas, principalmente direcionadas à aplicação de betão armado. Orlando Alves afirmou que a polémica está sanada e o alarmismo levantado não "fez sentido nenhum".

O Castelo de Montalegre foi classificado como Monumento Nacional em 1910 e é uma das fortificações medievais mais bem conservadas do Norte de Portugal.

Situado no centro da vila, apresenta três torres adossadas à muralha e a praça de armas funciona como sala de visitas do município, onde se realizam espetáculos, eventos e reuniões com destaque para a sexta-feira 13.

A Operação Castelos a Norte inclui ainda intervenções nos castelos de Monforte de Rio Livre em Chaves, Outeiro em Bragança, Mogadouro e Miranda do Douro e é cofinanciada pelo Programa Norte 2020.

A abertura do Castelo está inserida nas comemorações do feriado municipal, dia em que a autarquia vai também homenagear "atletas que se distinguiram ao serviço uns de clubes, outros de seleções nacionais e outros até individualmente, como foi a participação em jogos olímpicos", bem como as coletividades desportivas do concelho.

"É justo haver este reconhecimento do papel que os clubes têm na formação da nossa juventude", salientou Orlando Alves.

Redação com Lusa

 

Outras notícias