16/09/2019
13:15:43
SinalTV - Canal MEO 500520
10-06-2014
Sociedade

Candidatos ao ensino superior continuam a diminuir

Candidatos ao ensino superior continuam a diminuir
Exames nacionais do secundário começam na próxima semana com cerca de 159 mil inscritos. Ao todo, vão realizar-se 350 mil provas.
Quase 159 mil alunos do ensino secundário estão inscritos para a época de exames nacionais que arranca na próxima semana. O número é praticamente igual ao do ano passado, mas volta a haver menos jovens a querer candidatar-se ao ensino superior.

Se em 2010 havia 62% de inscritos nos exames que se diziam simultaneamente candidatos ao ensino superior este ano letivo, o valor é agora de 56%. O número, que diz respeito à intenção manifestada pelos alunos quando preenchem a ficha de inscrição, tem vindo a cair nos últimos três anos. 

Ainda de acordo com os dados do Ministério da Educação, fica claro que a esmagadora maioria dos jovens que concorre ao ensino superior e que, por isso, tem de realizar exames nacionais, vem do ensino secundário regular. Apenas 1% (cerca de mil alunos) é proveniente de cursos profissionais. 

O exame nacional de Português, que vai ser realizado a 18 de junho por quase 75 mil alunos, é o que tem mais inscritos, seguido da prova de Biologia e Geologia e de Física e Química. Em média, cada estudante vai realizar dois exames nacionais.

A primeira fase dos exames nacionais do secundário termina a 27 de junho a e os resultados são afixados a 11 de julho.

Fonte: Expresso

Outras notícias