09/07/2020
08:10:12
SinalTV - Canal MEO 500520
17-06-2014
Sociedade

Câmara de Chaves coloca pilhões à disposição dos cidadãos

Câmara de Chaves coloca pilhões à disposição dos cidadãos
Autarquia torna-se “ecoparceira” da ECOPILHAS e coloca pilhões à disposição dos cidadãos em edifícios municipais.
A Câmara de Chaves colocou recentemente pilhões em três edifícios municipais, prevendo alargar a iniciativa a outros edifícios, tendo em conta a perigosidade associada a estes resíduos, nomeadamente pilhas (alcalinas, de lítio, pilhas-botão), baterias de telemóveis, máquinas fotográficas ou de filmar, entre outros. 

O objetivo passa por potenciar a deposição correta destes resíduos e aproximar este serviço, quer dos funcionários municipais, quer dos munícipes, que não possuem, nas imediações das suas habitações, estruturas para a recolha destes resíduos perigosos.

A iniciativa surge na tentativa de resolução de uma problemática ambiental relacionada com a deposição e eliminação incorretas destes resíduos, contribuindo assim para o aumento da qualidade de vida e do ambiente, bem como para a diminuição dos custos associados aos processos de gestão, a nível municipal.

Para a edilidade flaviense, a proteção da saúde humana e do ambiente constituem um princípio fundamental. Para tal, é prioritário garantir que a produção, a recolha e transporte, o armazenamento preliminar e o tratamento de resíduos sejam realizados recorrendo a processos ou métodos que não sejam suscetíveis de gerar efeitos adversos sobre o ambiente, nomeadamente poluição da água, do ar, do solo, afetação da fauna ou da flora.

Refira-se que a recolha dos resíduos urbanos recicláveis produzidos no concelho de Chaves - nos quais se integram os resíduos de pilhas e acumuladores portáteis - está a cargo da empresa multimunicipal RESINORTE, que, por sua vez, estabeleceu protocolo com a Ecopilhas para a gestão destes resíduos. 

Fonte: Câmara Municipal de Chaves

  • Câmara de Chaves coloca pilhões à disposição dos cidadãos

Outras notícias