24/09/2020
05:52:43
SinalTV - Canal MEO 500520
07-11-2014
Sociedade

Câmara de Boticas vence prémio de «Autarquia + Familiarmente Responsável»

Câmara de Boticas vence prémio de «Autarquia + Familiarmente Responsável»
A Câmara de Boticas foi novamente distinguida como "autarquia familiarmente responsável" pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) e irá receber a "Bandeira Verde" no próximo dia 19 de Novembro, na Associação Nacional de Municípios, em Coimbra, num evento que contará com a presença do Secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro, do Secretário-geral da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, Rui Solheiro, do Presidente da Associação Portuguesa das Famílias Numerosas, Luis Cabral, e da representante da OAFR, Margarida Neto.       
Uma das medidas tomadas pela Câmara de Boticas que lhe deu acesso ao prémio foi a tarifa familiar de água, que tem em consideração o número de pessoas por agregado familiar e não penaliza, assim, as famílias mais alargadas.

A Câmara de Boticas foi uma das 102 autarquias a responder ao inquérito realizado pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis a nível nacional e onde foram analisadas as políticas de família dos municípios em dez áreas de atuação: apoio à maternidade e paternidade; apoio às famílias com necessidades especiais; serviços básicos; educação e formação; habitação e urbanismo; transportes; saúde; cultura, desporto, lazer e tempo livre; cooperação, relações institucionais e participação social; outras iniciativas. São ainda analisadas as boas práticas das autarquias para com os seus funcionários autárquicos em matéria de conciliação entre trabalho e Família.  

Das 102 Câmaras com inquéritos completos, 39 foram distinguidas por medidas concretas de apoio às famílias, algumas das quais com distinção de "Palma". 

A Bandeira Verde tem como principal objetivo dar visibilidade às autarquias com boas práticas e incentivar as restantes a fazerem mais e melhor no âmbito das políticas de apoio à família. 

Fonte: C.M Boticas

Outras notícias