04/08/2020
13:40:37
SinalTV - Canal MEO 500520
29-05-2014
Sociedade

Cada município passará a ter uma Loja do Cidadão

Cada município passará a ter uma Loja do Cidadão
O Executivo de Passos Coelho pretende reorganizar os serviços de atendimento da Administração Pública, através da criação de uma Loja do Cidadão em todos os municípios e mil espaços do Cidadão. 
A reorganização terá, segundo o Diário Económico, um custo de oito milhões de euros.
O Governo pretende investir 8 milhões de euros na abertura de uma Loja do Cidadão em cada município e mil novos Espaços do Cidadão, postos de atendimento ao público.
O objetivo, noticia o Diário Económico, é fazer uma reforma profunda da Administração Pública, ter uma organização territorial mais racional e próxima, conseguir economias de escala, reduzir custos e melhorar o atendimento. O investimento será comparticipado por fundos comunitários e permitirá uma racionalização ao nível dos espaços de rendas.

As Lojas dos Cidadão irão integrar serviços relacionados com Finanças, Segurança Social, Centros de Emprego e conservatórias e passarão a ser geridas pelos municípios e não pela Agência de Modernização Administrativa. Já os Espaços do Cidadão vão ajudar os utentes a aceder aos portais dos diferentes serviços públicos, a custos reduzidos.

Além disto, o Governo pretende, ainda, criar o “Portugal porta a porta”, uma rede de transportes públicos a pedido em território de baixa intensidade e carrinhas do cidadão, que funcionam como mini lojas móveis que se deslocarão aos territórios com baixa densidade. 

Fonte: Notícias ao Minuto

Outras notícias