18/04/2024
17:18:30
SinalTV - Canal MEO 500520
10-08-2015
Sociedade

Braga, Viana do Castelo e Vila Real mais afetados pelos fogos

Braga, Viana do Castelo e Vila Real mais afetados pelos fogos

Os distritos de Braga, Viana do Castelo e Vila Real são os mais afetados por incêndios, encontrando-se ativos oito, com o de Vila Nova de Cerveira, que deflagrou sábado, a ser com batido por cerca de 300 bombeiros.

Segundo o último balanço da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), divulgado às 7.45 horas, estão neste momento em curso oito "ocorrências significativas", ou seja, incêndios que duram há mais de 3 horas e que contam com mais de 15 bombeiros para combater as chamas.
A ocorrência mais preocupante é o incêndio florestal que deflagrou sábado em Vila Nova de Cerveira é aquele que envolve mais meios, com 286 operacionais, apoiados por 95 meios terrestres.

O incêndio que deflagrou na freguesia de Candemil e Gondar, que teve início pelas 11.16 de sábado, mantém três frentes ativas em zona de floresta.

O incêndio que lavrava desde domingo numa zona de mato da freguesia de Chamoim e Vilar, no concelho de Terras de Bouro (Braga) já está dominado.

Já o fogo, em zona de mato, que deflagrou na no domingo à tarde, na freguesia de Tourém, Parque Nacional da Peneda do Gerês, Montalegre, distrito de Vila Real, tem agora uma frente ativa, mas reforçou os meios, estando a ser combatido por 75 operacionais, apoiados por 20 meios terrestres.

No concelho de Monção, Viana do Castelo, estão 141 operacionais a combater um incêndio que começou no sábado, apoiados por 46 meios terrestres, e que conta atualmente com duas frentes ativas.

Por seu turno, o combate ao incêndio que lavra na freguesia de Balança, concelho de Terras de Bouro, distrito de Braga, que teve início pelas 10.10 de domingo, tem agora 82 homens a combater as duas frentes que se mantêm ativas, apoiados por 29 meios aéreos.

Também com duas frentes ativas encontra-se o incêndio da freguesia de Poiares, concelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo, que teve inicio também domingo, com o alerta a ser dado pelas 12.52.

O incendio em área de mato está a ser combatido por 55 operacionais, apoiado por 16 meios terrestres.

Os dados sobre os incêndios foram atualizados pelas 7:45 no 'site' da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), que dá conta de oito incêndios em curso, embora só estejam na página os detalhes das ocorrências mais significativas.

No domingo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 382 incêndios que foram combatidos por 7.850 operacionais, com o apoio de 2.021 meios terrestres e 125 aéreos.

Fonte: JN

Outras notícias